vacina
Geral

Oposição relata mais de 20 mortos no dia do início da trégua na Síria

10 Abr 2012 - 17h38

Mais de 20 pessoas morreram nesta terça-feira (10) em ataques das forças sírias, informou o opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), no dia em que deveria começar a ser implantado o plano de paz apoiado pela ONU no país.

Onze pessoas, entre elas seis civis, morreram em um bombardeio no bairro de Khaldiyeh e outra foi vítima de bala perdida no bairro de Bad Tadmor, em Homs, informou a ONG, que também denunciou a morte de quatro pessoas durante operações em Kafarzita, na província de Hama.


Na manhã desta terça-feira, seis soldados do Exército leal a Assad morreram em um ataque rebelde na região de Hassaka, nordeste do país.

Também de acordo com o OSDH, as forças do regime de Assad bombardearam nesta terça-feira uma localidade da província de Aleppo (norte).

Retirada parcial
Mais cedo, o governo da Síria anunciou ter retirado unidades militares de certas províncias.

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Walid Mouallem. Mouallem disse ainda que o cessar-fogo deve começar após a chegada ao país dos observadores internacionais.

De acordo com o chefe da diplomacia síria, o governo do contestado presidente Bashar al Assad passou a aplicar outro ponto do plano de paz, com "a libertação de certas pessoas que participaram nos distúrbios".

"Como parte das ações positivas de nossa parte, constatamos a intensificação das operações de grupos armados em diferentes regiões da Síria", disse o chanceler.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, confirmou as informações, mas pediu mais firmeza de Damasco na aplicação do plano do emissário internacional para a Síria, Kofi Annan. A Rússia é aliada do regime de Assad.

O plano de Annan, que prevê a retirada dos tanques e carros de combate dos centros urbanos, deveria entrar em vigor nesta terça-feira para permitir um cessar-fogo em 48 horas.


Turquia
Muuallem também acusou a Turquia de armar os rebeldes e de ajudá-los a entrar no território sírio.

"A Turquia apoia grupos armados ilegais sírios. Entrega armas e contribui para a entrada ilegal de militantes na Síria", disse Mualem em uma entrevista coletiva em Moscou.

"Isto é contrário ao plano de Annan", advertiu.

O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, que acompanha o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan em uma viagem oficial a China, decidiu interromper sua visita e retornar à Turquia depois do aumento da tensão na froteira turco-síria.

Na segunda, disparos procedentes da Síria atingiram um campo de refugiados sírios situado na Turquia.

O primeiro-ministro Erdogan já havia afirmado que os disparos constituíam uma "clara violação" da fronteira entre os dois países.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral