transito
Geral

Operação contra o tráfico e corrupção detém 14 suspeitos no Rio

11 Abr 2012 - 17h15

Subiu para 14 o número de pessoas detidas durante a operação deflagrada na manhã desta quarta-feira contra suspeitos de associação para o tráfico de drogas e corrupção ativa no Rio e em São Paulo. Entre os detidos há 12 adultos e dois adolescentes.


Segundo o Ministério Público do Rio, todas as prisões contabilizadas até o momento ocorreram no Rio. Ainda não há um balanço das pessoas presas em São Paulo.

Ao todo, foram expedidos 19 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão, que deverão ser cumpridos nos municípios do Rio, Duque de Caxias, Teresópolis, Araruama, Rio das Ostras e em São Paulo.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado do Rio e a CI (Coordenadoria de Inteligência) da Polícia Militar.

Na região serrana, cerca de 50 policiais do 30º Batalhão da PM realizam uma incursão na favela da Coreia, com o auxílio de cães farejadores. Eles buscam por traficantes que migraram da favela do Mandela, no Complexo da Maré. Um dos chefes do tráfico local, conhecido pelo apelido de Bin Laden, está entre os presos. Foi apreendida grande quantidade de maconha e cocaína na região.

As investigações, segundo o Gaeco, começaram em novembro do ano passado, em Teresópolis, após traficantes tentarem subornar PMs para que o tráfico na região não fosse reprimido. Os policiais levaram o caso ao Ministério Público. Os investigadores concluíram que a favela Mandela é um dos principais pontos de distribuição de drogas para diferentes bairros e municípios do Rio de Janeiro.


A investigação demonstrou que em razão da implementação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e a prisão de muitos integrantes de facções criminosas, traficantes constituíram um aliança com uma facção que age em São Paulo, de onde passaram a trazer parte do material entorpecente, afirmou em nota o Ministério Público.

Desde o início da manhã, cerca de 500 policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do Batalhão de Choque, da Coordenadoria de Inteligência, do Grupamento Aéreo e Marítimo, do Batalhão de Ações com Cães e do 30º Batalhão da PM participam das buscas pelos suspeitos, com o apoio dos promotores do Gaeco.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 

O sepultamento ocorre nesta terça-feira (23) no cemitério municipal de Guaramirim
Nono Martini de Guaramirim morre aos 102 anos 
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Ver mais de Geral