Ebola

OMS confirma segundo caso de ebola em Serra Leoa em menos de uma semana

21 Jan 2016 - 19h00
Em declarações à agência EFE, o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, confirmou o segundo caso em uma mulher, tia da que morreu no dia 15 deste mês - horas depois de a organização ter garantido o fim da epidemia -, e que cuidou da sobrinha nos primeiros dias da doença.

Segundo Hartl, a segunda pessoa infectada está isolada em um hospital e recebendo tratamento.

O porta-voz informou também que foram identificadas até agora 150 pessoas que tiveram contato com a mulher que morreu no último dia 15. Elas estão em observação para verificar se têm sintomas da doença.

A origem do novo foco ainda está sendo investigada, acrescentou Hartl, uma vez que Serra Leoa havia sido declarado "país livre de transmissão de ebola" em 7 de novembro de 2015, após superar uma epidemia que deixou cerca de 4 mil mortos.

Os três países mais afetados pela epidemia - a Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa - encontram-se na fase de "gestão de risco", após as autoridades sanitárias terem cumprido a fase de "gestão de casos", o que implica não baixar a guarda.

A epidemia de ebola na África Ocidental afetou 28.637 pessoas e causou a morte de 11.315.

Iniciada em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, a epidemia propagou-se depois aos vizinhos Libéria e Serra Leoa, os três países que concentraram 99% dos casos, bem como à Nigéria e ao Mali.

A OMS admitiu que o balanço está subavaliado e advertiu que o risco persiste, já que o vírus permanece muitas vezes em certos líquidos do corpo de sobreviventes, principalmente no esperma, onde pode resistir até nove meses.

A Libéria foi o primeiro país a ser declarado "livre da transmissão" de ebola, em maio de 2015. Em Serra Leoa, essa declaração ocorreu em 7 de novembro do mesmo ano. Na Guiné-Conacri o anúncio foi feito em 29 de dezembro.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral