CMJS - Novembro
Obras

Obras de implantação da rede de esgoto devem continuar ao longo do ano

06 Fev 2013 - 11h32



As obras de instalação da rede coletora de esgoto na Rua João Januário Ayroso, no Bairro Jaraguá Esquerdo devem demorar três semanas para serem concluídas. O trabalho é feito das 8h30 até as 20h30, período em que está impedido o tráfego de veículos. No primeiro dia de bloqueio, o trânsito teve momentos de congestionamento nas ruas João Planincheck e Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o dia, vários ouvintes apresentaram sugestões ao Setor de Trânsito da Prefeitura, como um que sugeriu a desativação do semáforo da rua João Planincheck com a João Januário Ayroso, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito. No entanto, a medida poderia prejudicar os pedestres. O Setor de Trânsito esta avaliando o primeiro dia de fechamento do acesso ao bairro Jaraguá Esquerdo e pode fazer adequações na medida do possível. O presidente do SAMAE, Ademir Izidoro, destaca que mais de 3,2 mil pessoas estão sendo comunicadas por telefone sobre a obra e a finalidade da mesma. Nesse contato também são dadas as orientações sobre o procedimento que as pessoas devem adotar como usar caminhos alternativos, por exemplo.

[jwplayer mediaid="65199"]

A segunda etapa da obra, a partir da João Carlos Stein até a Enrico Fermi, conhecida como Ponte da Argi, deve começar no dia 20 de fevereiro e ser entregue em abril. Nessa etapa a obra será feita em pequenos trechos para causar o menor transtorno possível aos moradores da região. Na sequência dos trabalhos, possivelmente em abril, deve começar a instalação da rede coletora na Rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Cerro. Todas essas obras, incluído a estação de tratamento, no bairro São Luiz, vão custar R$ 24 milhões.

[jwplayer mediaid="65201"]

Quando todo o sistema estiver em operação, em 2014, o município terá 82% das residências com acesso ao esgoto tratado. A média no Brasil é de 40% e no estado, 12%. E o cliente pagará 80% do valor da água pelo tratamento de esgoto. Em Jaraguá do Sul, são 26 mil casas ligadas a rede de esgoto e 36 mil à rede de água.

ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ

 

Matérias Relacionadas

Geral

Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global

O tema foi debatido nesta quarta-feira (13) em workshop da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília
Transformação digital pode gerar grande impacto econômico global
Brasil

Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros

A planta está na lista medicinal do SUS há mais de 10 anos
Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros
Educação

Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil
Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos
Geral

Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país

Dos seis jovens escolhidos, entre profissionais de várias nacionalidades, cinco são mulheres
Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país
Ver mais de Geral