Obras
Obras de implantação da rede de esgoto devem continuar ao longo do ano
As obras de instalação da rede coletora de esgoto na Rua João Januário Ayroso, no Bairro Jaraguá Esquerdo devem demorar três semanas para serem concluídas. O trabalho é feito das 8h30 até as 20h30, período em que está impedido o tráfego de veículos. No primeiro dia de bloqueio, o trânsito teve momentos de congestionamento nas ruas João Planincheck e Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o dia, vários ouvintes apresentaram sugestões ao Setor de Trânsito da Prefeitura, como um que sugeriu a desativação do semáforo da rua João Planincheck com a João Januário Ayroso, com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito. No entanto, a medida poderia prejudicar os pedestres. O Setor de Trânsito esta avaliando o primeiro dia de fechamento do acesso ao bairro Jaraguá Esquerdo e pode fazer adequações na medida do possível. O presidente do SAMAE, Ademir Izidoro, destaca que mais de 3,2 mil pessoas estão sendo comunicadas por telefone sobre a obra e a finalidade da mesma. Nesse contato também são dadas as orientações sobre o procedimento que as pessoas devem adotar como usar caminhos alternativos, por exemplo.
[jwplayer mediaid="65199"]
A segunda etapa da obra, a partir da João Carlos Stein até a Enrico Fermi, conhecida como Ponte da Argi, deve começar no dia 20 de fevereiro e ser entregue em abril. Nessa etapa a obra será feita em pequenos trechos para causar o menor transtorno possível aos moradores da região. Na sequência dos trabalhos, possivelmente em abril, deve começar a instalação da rede coletora na Rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Cerro. Todas essas obras, incluído a estação de tratamento, no bairro São Luiz, vão custar R$ 24 milhões.
[jwplayer mediaid="65201"]
Quando todo o sistema estiver em operação, em 2014, o município terá 82% das residências com acesso ao esgoto tratado. A média no Brasil é de 40% e no estado, 12%. E o cliente pagará 80% do valor da água pelo tratamento de esgoto. Em Jaraguá do Sul, são 26 mil casas ligadas a rede de esgoto e 36 mil à rede de água.
ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ