Geral

Obras de construção do campus da UFSC em Joinville começam segunda-feira

16 Jan 2012 - 14h26

Quatro anos depois do anúncio do início das obras, a construção do novo campus da UFSC em Joinville deve finalmente começar.

A universidade vai formalizar nesta segunda o contrato com a empresa de pré-moldados Proaço, de Rio do Sul, vencedora da licitação para construção da estrutura do primeiro prédio do novo campus em Joinville, com a assinatura da ordem de serviço. A partir de agora, a empresa tem seis meses para concluir a obra.

O prédio será construído em um terreno localizado às margens do km 52 da BR-101, na Curva do Arroz. Segundo o diretor do campus de Joinville, Acires Dias, o local ainda passa por terraplenagem que, por causa das frequentes chuvas, está atrasada.

A estrutura abrigará o bloco acadêmico "A", do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM). O edifício terá quatro pavimentos, destinados a salas de aula, laboratórios, gabinetes de professores e auditório.

A primeira etapa, que envolve a execução de fundações e estrutura de concreto pré-fabricado, tem custo de R$ 4.198.042,39 e conclusão prevista para julho. Para o acabamento, estima-se mais seis meses e requer uma nova licitação, prevista para ser lançada em abril, de acordo com Acires.

Mas até que o novo campus se torne realidade, outros problemas devem ser resolvidos em paralelo. Para que seja possível usar o novo espaço, ainda será preciso licitar o acesso ao campus, a infraestrutura elétrica, a infraestrutura de água, estação de tratamento de esgoto e paisagismo.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizaram a construção de duas estradas paralelas à BR-101, que serão projetadas e executadas pela Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia.

Se as obras continuarem dentro do prazo, Acires acredita que o campus deve ser entregue em agosto de 2013.

- Temos que prever atrasos e a data oficial para a inauguração é março de 2014 -, explica o diretor.

A NOTÍCIA

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

História de superação e amizade

História de superação e amizade
Geral

WEG fornece Sistema de Armazenamento de Energia e Controle de Microrrede para o Centro de Lançamento

Soluções fornecidas para o projeto da Equatorial Energia garantirão segurança no fornecimento de energia durante os lançamentos de foguetes.
Geral

Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil

Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil
Política

Tragédia no Oeste provoca debate sobre segurança em CMEIs na Câmara de Jaraguá

Vereadores trataram do assunto na sessão de terça-feira (4)
Tragédia no Oeste provoca debate sobre segurança em CMEIs na Câmara de Jaraguá
Ver mais de Geral