Unimed - Capa
Clima

O tempo volta a melhora nesta segunda-feira em SC

12 Dez 2016 - 10h41
O tempo volta a melhora nesta segunda-feira em SC -
Temperatura amena no início do dia e em elevação durante o dia em todas as regiões.

Previsão para HOJE - Segunda-feira, dia 12/12/2016












































REGIÃO: LITORAL NORTE  24ºC
 16ºC

Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
Sem ocorrência SE/NE 17 Km/h 35 Km/h
Madrugada: Encoberto com chuva
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Sol com muitas nuvens
Noite: Céu com algumas nuvens

 












































REGIÃO: PLANALTO NORTE  23ºC
 15ºC

Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
Sem ocorrência SE/NE 19 Km/h 30 Km/h
Madrugada: Encoberto com chuva
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Sol com muitas nuvens
Noite: Céu com algumas nuvens

Verão de 2017 com chuva abaixo da média. Temperatura dentro da normalidade em SC

Até o final da primavera e nos meses de janeiro e fevereiro a chuva estará abaixo da média climática na maior parte das regiões de SC. O Litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porem o Litoral Norte pode terminar o trimestre com valores acima do esperado. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação à primavera e com a La Ninha podem ocorrer períodos com menos chuva, ou volumes bem abaixo do esperado. Ressalta-se que no verão temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) em dezembro.

Ciclones extratropicais em dezembro são menos frequentes, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em Dezembro ocorrem períodos favoráveis à formação de nevoeiros, principalmente na madrugada associados à nebulosidade baixa causam redução de visibilidade.

 

Temperatura

No trimestre a temperatura estará próxima da média climática em SC. Os últimos dias de Novembro e na primeira quinzena de Dezembro a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano. Em dezembro, no Planalto Sul, algumas madrugadas ainda terão temperaturas favoráveis à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão de 2017 de duas a três ondas de calor devem manter alta a temperatura diurna, por vários dias consecutivos. Massas de ar seco, nos seus primeiros dias de atuação no Sul do Brasil, favorecem maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), com temperatura amena na madrugada e inicio do dia e mais alta à tarde.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

Em outubro anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) ampliaram a sua área de abrangência com - 0,5 a -1,0°C no Pacífico Equatorial (Figura 1). No mês de Novembro a TSM permanece negativa no Pacífico Central configurando o fenômeno La Ninha (Figura 2). A anomalia negativa no Oceano Pacífico Equatorial, registrada durante a primavera no Hemisfério Sul, persiste nos próximos meses e os modelos climáticos indicam 55% de probabilidade para a persistência da La Ninha no verão de 2017.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul

Os interessados devem estar cursando entre o terceiro e o penúltimo semestre do Curso de Engenharia Civil
Aberto processo seletivo para Engenharia Civil no Samae de Jaraguá do Sul
Geral

Diego Maradona morre aos 60 anos

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'
Diego Maradona morre aos 60 anos
Geral

Pernambucanas inaugura loja em Jaraguá do Sul

A loja traz também uma importante novidade, o "Clique e Retire", possibilitando ao local ser um ponto para retirada de produtos adquiridos de forma online em qualquer uma das plataformas digitais da companhia
Geral

Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci

A causa da morte não foi divulgada pela família. 
Morre aos 69 anos o jornalista Fernando Vanucci
Ver mais de Geral