Clima

O tempo volta a melhora nesta segunda-feira em SC

12 Dez 2016 - 10h41
O tempo volta a melhora nesta segunda-feira em SC -
Temperatura amena no início do dia e em elevação durante o dia em todas as regiões.

Previsão para HOJE - Segunda-feira, dia 12/12/2016












































REGIÃO: LITORAL NORTE  24ºC
 16ºC

Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
Sem ocorrência SE/NE 17 Km/h 35 Km/h
Madrugada: Encoberto com chuva
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Sol com muitas nuvens
Noite: Céu com algumas nuvens

 












































REGIÃO: PLANALTO NORTE  23ºC
 15ºC

Fenômenos Vento
Direção Médio Rajada
Sem ocorrência SE/NE 19 Km/h 30 Km/h
Madrugada: Encoberto com chuva
Manhã: Nebulosidade variável e chuva isolada
Tarde: Sol com muitas nuvens
Noite: Céu com algumas nuvens

Verão de 2017 com chuva abaixo da média. Temperatura dentro da normalidade em SC

Até o final da primavera e nos meses de janeiro e fevereiro a chuva estará abaixo da média climática na maior parte das regiões de SC. O Litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porem o Litoral Norte pode terminar o trimestre com valores acima do esperado. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação à primavera e com a La Ninha podem ocorrer períodos com menos chuva, ou volumes bem abaixo do esperado. Ressalta-se que no verão temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

A chuva é mais frequente a partir da segunda quinzena de Dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em Dezembro e Janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs) que provocam chuvas mais intensas em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo (trovoadas da tarde) em dezembro.

Ciclones extratropicais em dezembro são menos frequentes, intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Em Dezembro ocorrem períodos favoráveis à formação de nevoeiros, principalmente na madrugada associados à nebulosidade baixa causam redução de visibilidade.

 

Temperatura

No trimestre a temperatura estará próxima da média climática em SC. Os últimos dias de Novembro e na primeira quinzena de Dezembro a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano. Em dezembro, no Planalto Sul, algumas madrugadas ainda terão temperaturas favoráveis à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão de 2017 de duas a três ondas de calor devem manter alta a temperatura diurna, por vários dias consecutivos. Massas de ar seco, nos seus primeiros dias de atuação no Sul do Brasil, favorecem maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), com temperatura amena na madrugada e inicio do dia e mais alta à tarde.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

Em outubro anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) ampliaram a sua área de abrangência com - 0,5 a -1,0°C no Pacífico Equatorial (Figura 1). No mês de Novembro a TSM permanece negativa no Pacífico Central configurando o fenômeno La Ninha (Figura 2). A anomalia negativa no Oceano Pacífico Equatorial, registrada durante a primavera no Hemisfério Sul, persiste nos próximos meses e os modelos climáticos indicam 55% de probabilidade para a persistência da La Ninha no verão de 2017.

 

 

Matérias Relacionadas

Guaramirim

Secretaria de Saúde de Guaramirim fechada para sanitização

O motivo do fechamento é a confirmação de um caso positivo na unidade
Secretaria de Saúde de Guaramirim fechada para sanitização
Santa Catarina

Procon encontra diferença de até 200% nos preços dos exames de Covid-19

Diante da situação, o Procon notificou os estabelecimentos para que seja esclarecido os motivos que justifiquem os valores diferentes
Procon encontra diferença de até 200% nos preços dos exames de Covid-19
Trânsito

Começa nesta 5ª feira as obras de recapeamento da Rua João Januário Ayroso

Durante os trabalhos a rua ficará sujeita à interdições parciais (meia pista) ou totais, requerendo cautela dos motoristas ao trafegar pelo local
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Lacen recebe insumos e equipamentos para agilizar resultados de exames

Santa Catarina irá aumentar capacidade de testagem e acelerar o processamento dos exames
Coronavírus em SC: Lacen recebe insumos e equipamentos para agilizar resultados de exames
Ver mais de Geral