Retrospectiva
O que foi notícia em Jaraguá do Sul há um ano
Moradores da Rua Fidélis Stinghen, no bairro Centenário, fecharam a rua no dia 8 de novembro de 2011. O objetivo foi protestar contra o trânsito que foi direcionado para a rua com a construção da ponte ligando o Centenário com a Ilha da Figueira. A população está revoltada porque o asfalto estava deteriorado com tanto movimento pesado. Poucas semanas depois, a rua estava totalmente recuperada. Agora, a comunidade espera a construção da via verde e acesso ao futuro elevado sobre a Avenida Prefeito Waldemar Grubba, que vai tirar definitivamente o trânsito pesado da Fidélis Stinghen.
A administração de Jaraguá do Sul informava aos moradores da Rua Manoel Francisco da Costa, no bairro João Pessoa, que eles poderiam ficar tranquilos quanto à cobrança da pavimentação de um trecho da rua. Isso porque, houve um equívoco do Setor de Tributação, que incluiu o trecho pavimentado na listagem de ruas cujas cobranças do asfalto acontecem agora. Os boletos bancários chegaram às residências na última semana de outubro, dando 30 dias de prazo para o pagamento do asfalto ou à inscrição em dívida ativa. Ivo Konell explica que as providências para cancelar a cobrança foram tomadas neste começo de semana.
A Prefeitura de Guaramirim fazia há um ano a demolição de três casas localizadas na área cortada pelo viaduto entre a linha ferroviária e a empresa Mannes Colchões. As nove famílias que ocupavam a área, considerada de risco pela proximidade do trilho, foram beneficiadas pelo programa habitacional, através do Projeto Reação Habitação uma parceria entre prefeitura, COHAB e Ministério da Integração Nacional.
(ROGÉRIO TALLINI)