dengue
GERAL

O bonde que passa e vira memória

28 Mai 2019 - 08h38Por Priscila Mengue

Uma mulher de uniforme preto olha uma vez, duas, e ainda se vira novamente para se certificar do que viu. Como ela, outros passantes desviam o olhar, entortam o pescoço e até diminuem o passo na correria do Largo da Batata para conferir a novidade: um "bonde monumento".

De madeira vazada, o item lembra os bondes que passavam por Pinheiros, na zona oeste, até pouco mais de 50 anos atrás. Ele foi disposto sobre o chão de paralelepípedos, no trecho do largo onde estão instalados trilhos de 1909 encontrados durante obras no entorno.

A ocupação leva o nome de "Cadê o bonde que passava aqui?" e vai até dia 2, com a realização do coletivo Foi à Feira. A ideia é resgatar as memórias, desde aquelas dos que conviveram com os bondes até as dos que desconhecem o passado mais distante do bairro. Essa troca já ocorre há alguns meses, com entrevistas que deram origem a um documentário, que é exibido na parte externa em terças, quintas e domingos, à noite. A programação inclui ainda oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais.

"Falamos com bastante gente, com comerciantes e alguns moradores, desde os antigos até o bar que abriu ontem. De maneira geral, quem saiu tem uma visão mais saudosista do espaço, de como era antes", conta uma das realizadoras, a produtora cultural Clarissa Ximenes, de 29 anos.

Todos os dias, a partir das 15 horas, arteeducadoras ficam no local. "A ocupação vai produzir cartazes, jornais. Vai produzir graficamente, produzir conversando, para gerar afeto, uma troca com esse espaço", conta Clarissa. E na parte interna a estrutura tem banquinhos abaixo de caixas de som, que tocam narrativas criadas a partir de depoimentos de moradores, ex-moradores e frequentadores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral