Geral

Número de moradores de rua aumenta em Jaraguá do Sul

Boa parte envolve pessoas naturais da cidade, com família residente em Jaraguá do Sul, que por causa da dependência de drogas e álcool, perderam os vínculos familiares

29 Jan 2021 - 05h58Por Janici Demetrio
Número de moradores de rua aumenta em Jaraguá do Sul  - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

O mês de janeiro ainda não terminou e a equipe técnica do Serviço Especializado em Abordagem Social, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Habitação, registrou aumento expressivo no número de pessoas abordadas e de abordagens. Foram 39 as pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social abordadas até terça-feira (26) e 30 em janeiro do ano passado, numa majoração de 30% quando comparados os mesmos meses. O total de abordagens passou de 58 em janeiro passado, para 97, num acréscimo de mais de 67%.

Deste universo, boa parte envolve pessoas naturais da cidade, com família residente em Jaraguá do Sul, que por causa da dependência de drogas e álcool, perderam os vínculos familiares. A secretaria também identificou 16 novos casos no município em janeiro com características diferentes das conhecidas. A equipe traça o perfil destes casos. 

De acordo com a gerente do Proteção Social Especial de Média Complexidade, Marinez Borck Larroza, os locais mais críticos envolvem a área central da cidade, a ponte do Rau e as proximidades da Casa de Passagem que, desde agosto, atende na Rua dos Escoteiros, no bairro Chico de Paulo.

“Há, também, uma grande incidência em imóveis abandonados”, explica. 

A população pode ajudar a equipe acionando o serviço por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Vila Baependi, pelo fone 3275-8750, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h30. Aos fins de semana, há uma equipe de plantão 24 horas disponível pelo celular 99930-1247.

“Dar esmola ou comida é um paliativo para a situação e acaba prejudicando o trabalho técnico; a melhor ajuda é acionar o Serviço de Abordagem Social”, explica o secretário André de Carvalho Ferreira.

A secretaria estuda parcerias e novas estratégias junto à rede de atendimento e com outras secretarias da prefeitura, objetivando mais qualificação para as situações desta natureza.

A estrutura existente para este tipo de serviço é adequada para uma cidade do porte de Jaraguá do Sul, de acordo com a gerente.

“Quando comparada com outros municípios, percebe-se um trabalho coordenado com a rede socioassistencial e demais políticas públicas voltadas para esta natureza. Há, também, planejamento das ações e um mapeamento adequado”, pondera.

O que é o Serviço Especializado em Abordagem Social
É um dos serviços da Secretaria de Assistência Social ligados à Proteção Social Especial de Média Complexidade que tem como finalidade a abordagem e busca ativa, identificando  a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua. Busca a resolução de necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos. A busca ativa e as abordagens buscam crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência.

 Entre os objetivos constam:
*Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso às rede de serviços e a benefícios assistenciais;
*Identificar famílias e envolvidos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência e relações estabelecidas com as instituições;
*Promover ações para a reinserção familiar e comunitária;
*Promover ações de sensibilização, divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.
 

Matérias Relacionadas

Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Saúde

Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável

O evento foi nomeado "Agita Mais Figueira" e a participação é gratuita, voluntária e terá acompanhamento de profissionais da Unisociesc.
Ilha da Figueira é desafiada pelo Programa Jaraguá Mais Saudável
Geral

Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado

Evento acontece no dia 24, às 18 horas e vai destacar pessoas e entidades que fizeram a diferença na saúde de Jaraguá do Sul. Acompanhe pelo Youtube e Facebook da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Cerimonial do aniversário de Jaraguá terá transmissão no sábado
Geral

Jaraguá ganha Parque Motorhome

Espaço foi idealizado pelo industrial Wandér Weege
Jaraguá ganha Parque Motorhome
Ver mais de Geral