Geral

Número de assaltos registrados desde a fuga no Presídio de Joiniville deixa PM em alerta

01 Ago 2011 - 16h25

Em Joinville, continuam as buscas pelos oito foragidos do Presídio Regional, que serraram grades e pularam o muro da unidade na madrugada de domingo. A Polícia Militar trabalha numa força-tarefa para recapturar os fugitivos, que podem estar envolvidos em uma série de assaltos registrados desde então na cidade.

Os agentes prisionais notaram a fuga dos detentos por volta das 6h15, quando uma dupla foi flagrada pulando a muralha do presídio e fugindo pela mata. Mas a suspeita é de que os primeiros fugitivos tenham deixado a unidade durante a madrugada. E o número de assaltos registrados desde o fim da noite de sábado já acendeu um alerta entre os policiais militares que atuam no setor de inteligência.

Só entre as 23h40 de sábado e as 2h30 desta segunda-feira, a polícia registrou dez assaltos em Joinville e região, a maioria deles em estabelecimentos comerciais. "Não é comum, num domingo, por exemplo, termos tantos assaltos, e como a maioria dos foragidos foram presos por roubo e assalto, acreditamos que eles possam estar envolvidos nestes crimes", afirma o capitão da PM, Luis André Viana de Oliveira.

Agora, segundo ele, a tendência é de que as vítimas e testemunhas dos assaltos identifiquem alguns dos foragidos como suspeitos dos assaltos. "A polícia já está trabalhando nesta questão do reconhecimento dos suspeitos", informa Viana.

O primeiro assalto, possivelmente relacionado à fuga no presídio, foi registado às 23h40 de sábado. Dois homens teriam levado R$ 300,00 de uma loja, na rua Monsenhor Gercino. Cerca de uma hora depois, um homem armado com um revólver invadiu uma pizzaria, na rua João Colin, e fugiu numa moto, levando R$ 2 mil.

No domino, pela manhã, uma farmácia, próxima ao Hospital Municipal São José também foi alvo de assalto. E às 15h52, outro estabelecimento foi assaltado, desta vez na Zona Sul. Uma paificadora próxima à escola Jorge Lacerda, na rua Santo Augostinho, bairro Guanabara, foi invadida por dois homens armados. Nos dois casos, a quantia levada pelos bandidos não foi divulgada. E a polícia ainda investiga o possível envolvimento dos detentos foragidos com uma onda de assaltos a pelo menos três postos de combustíveis no Norte do Estado.

Mas o comércio não foi o único alvo de assaltos após a fuga no presídio. Por volta das 1h30 de domingo, dois homens, que foram assaltados por dois homens armados, entraram numa lanchonete na rua Getúlio Vargas para pedir ajuda. Os bandidos levaram dinheiro e celulares, o que, segundo a polícia, reforça a suspeita de que a abordagem também pode ter sido realizada por foragidos.

No domingo à noite, o motorista de um Golf também foi surpreendido por assaltantes, que tomara o veículo de assalto na zona Norte e fugiram em direção à Zona Sul. Os assaltantes foram perseguidos pela polícia e bateram o veículo próximo ao eixo de acesso Sul. Segundo o capitão Viana da PM, um dos agentes foi detido e não se tratava de um foragido do presídio, mas a hipótese de que ele possa ter envolvimento com algum deles ainda não foi descartada.

"No Fátima, outra pessoa foi abordada na praça do bairro por um homem que usou força física para levar o celular da vítima e neste caso também não sabemos se o crime tem relação com a fuga, porque esses pequenos delitos são compatíveis também com a ação de usuários de drogas", complementa.

A Notícia

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC

A tragédia ocorreu por volta das 6h30, em uma casa de madeira
Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC
Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Ver mais de Geral