Plenária Acijs
Núcleos Setoriais fazem balanço das atividades no ano
Em 2016, os núcleos estiveram envolvidos em mais de 80 eventos entre treinamentos, viagens e missões técnicas, seminários e palestras, com um público superior a 16 mil pessoas e resultaram em um índice de satisfação superior a 95%.
Para o vice-presidente da área, Tiago Coelho, os resultados demonstram a importância dos Núcleos Setoriais na estrutura geral das entidades para o cumprimento das diretrizes traçadas pelas diretorias da ACIJS e da APEVI.
Ele fez um relato sobre os principais resultados obtidos pelos 16 núcleos que envolvem atividades como a comunicação, auto mecânica, concessionárias de veículos, farmácias de manipulação, gestão e qualidade, hospitalidade, inovação, jovens empreendedores, metal mecânica, mulher empreendedora, panificação e confeitaria, postos de combustíveis, segurança e saúde no trabalho, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e transportadoras. Além deles, há um Conselho de Núcleos formado pelos coordenadores de cada grupo setorial.
"Os núcleos promovem a geração de negócios e contribuem para a representatividade empresarial, na formação de novos líderes, no aprimoramento do relacionamento de mercado e principalmente na capacitação e melhoria da gestão das empresas. A importância deste movimento para o desenvolvimento dos empreendedores da nossa região é muito relevante", assinala Tiago Coelho, citando conquistas que associados vêm alcançando graças ao envolvimento com as entidades.
Um dos casos destaca é o da ABF Auto Mecânica, empresa nucleada que pela segunda vez conquista o Prêmio MPE Brasil e representará Santa Catarina na etapa nacional.
"É um resultado que nos anima diante de dificuldades na economia desde 2014 até aqui, que só foi possível graças ao aprendizado que a participação no associativismo nos trouxe. Com os núcleos temos a oportunidade de trocar experiências e aprender a ser mais competitivos", resumiu o empresário Odair Borges de Freitas, diretor da empresa e vice-presidente de Marketing da ACIJS.
Para o presidente Giuliano Donini, os núcleos realizam um importante trabalho de articulação, lembrando que historicamente a ACIJS foi uma das entidades pioneiras no Estado a desenvolver os grupos por segmentos de negócios.
"Há um esforço permanente no sentido de mobilizarmos mais segmentos e empresas, porque esta atuação auxilia na capacitação do empresário e por consequência torna as empresas mais competitivas", acentua.