GERAL

Novos passageiros de cruzeiro poderão ser vacinados contra sarampo neste sábado

23 Fev 2019 - 07h00

Cerca de 5 mil passageiros que deverão embarcar neste sábado, 23, no cruzeiro Seaview da MSC deverão ter a carteira de vacinação checada e poderão ser vacinados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A operação, que envolverá cem profissionais, está sendo preparada pela Secretaria Estadual da Saúde, prefeitura de Santos e Anvisa e ocorre após a confirmação de infecção por sarampo de 13 tripulantes do navio. Um mutirão já havia sido realizado na quarta-feira, 20, para vacinar quem estava no cruzeiro, quando foram imunizadas 8,3 mil pessoas, além de outros 5 mil que subiram a bordo. Saiba mais sobre a doença.

Nesta segunda ação, informou a secretaria, aqueles que estiverem com a carteira de vacinação desatualizada serão imunizados contra o sarampo. A vacina tríplice viral (protege contra sarampo, rubéola e caxumba) será aplicada independentemente da faixa-etária, esclareceu a pasta. "Em caráter excepcional, a dose será ofertada para crianças a partir de seis meses de idade - convencionalmente, na rotina, a primeira dose é aplicada aos doze meses. A imunização realizada em até 72 horas evita que os pacientes infectados adoeçam."

"A vacina é feita com vírus vivo atenuado e é segura. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros", explicou em nota a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

O Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo na campanha de imunização de 2018, de acordo com dados da secretaria. Foram vacinadas mais de 2,1 milhão de menores na faixa de 1 a menores de 5 anos, o que corresponde a 97% do público-alvo. Especificamente na Baixada Santista, a cobertura na campanha foi de 99,3%, detalhou a pasta.

Atualmente, não há casos autóctones de sarampo em São Paulo. A circulação endêmica foi interrompida no Estado no ano 2000. "Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido. Em 2018, por exemplo, São Paulo registra apenas três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas."

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral