Telefonia

Nono dígito para celulares em Santa Catarina será adotado em novembro

04 Ago 2016 - 19h20
Nono dígito para celulares em Santa Catarina será adotado em novembro -
A medida é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para a telefonia celular. A partir da data, quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular de Estados em que já ocorreram sua implementação terá de acrescentar o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

Durante sua implementação, por um tempo determinado, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes e usuários. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o dia 13 de fevereiro de 2017, as chamadas com 8 dígitos não serão mais completadas.

Na região, a empresa de telefonia Vivo, já começou a informar os clientes. Através de uma mensagem de texto a empresa informa que a partir do dia 6 de novembro todas as regiões do Estado – DDD 47, 48 e 49 – receberão um dígito a mais.

O nono dígito já foi implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. E ainda será implantado em todos os Estados da Região Sul no dia 6 de novembro de 2016.

O Brasil registrou, em março deste ano, 257,81 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, das quais eram 3.384.204 em Mato Grosso do Sul, 4.182.574 em Mato Grosso, 8.590.453 em Goiás, 5.616.455 no Distrito Federal, 1.877.082 no Tocantins, 2.161.208 em Rondônia e 805.323 no Acre.

Vários aplicativos gratuitos podem ajudar na atualização automática da agenda de contatos. Os programas incluem automaticamente o 9 na frente de todos os contatos do celular nas regiões onde o nono dígito já foi implantado. Há sistemas disponibilizados pelas operadoras de telefonia móvel e outros oferecidos por empresas de tecnologia.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau
Segurança

Homem esquece chave na ignição e moto desaparece em Jaraguá

O homem chamou a polícia às 4h35 desta terça-feira (7)
Jaraguá do Sul

Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção

Para os profissionais de saúde, aumento de casos é reflexo de atitudes contrárias às recomendações sanitárias
Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção
Política

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19

Resultado do exame realizado ontem saiu nesta terça-feira
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19
Ver mais de Geral