dengue
Telefonia

Nono dígito para celulares em Santa Catarina será adotado em novembro

04 Ago 2016 - 19h20
A medida é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para a telefonia celular. A partir da data, quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular de Estados em que já ocorreram sua implementação terá de acrescentar o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

Durante sua implementação, por um tempo determinado, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes e usuários. Gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após o dia 13 de fevereiro de 2017, as chamadas com 8 dígitos não serão mais completadas.

Na região, a empresa de telefonia Vivo, já começou a informar os clientes. Através de uma mensagem de texto a empresa informa que a partir do dia 6 de novembro todas as regiões do Estado – DDD 47, 48 e 49 – receberão um dígito a mais.

O nono dígito já foi implementado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. E ainda será implantado em todos os Estados da Região Sul no dia 6 de novembro de 2016.

O Brasil registrou, em março deste ano, 257,81 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, das quais eram 3.384.204 em Mato Grosso do Sul, 4.182.574 em Mato Grosso, 8.590.453 em Goiás, 5.616.455 no Distrito Federal, 1.877.082 no Tocantins, 2.161.208 em Rondônia e 805.323 no Acre.

Vários aplicativos gratuitos podem ajudar na atualização automática da agenda de contatos. Os programas incluem automaticamente o 9 na frente de todos os contatos do celular nas regiões onde o nono dígito já foi implantado. Há sistemas disponibilizados pelas operadoras de telefonia móvel e outros oferecidos por empresas de tecnologia.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral