Geral

No Dia Nacional do Deficiente Visual, solidariedade e prevenção em pauta

13 Dez 2012 - 19h02

Na data dedicada a despertar solidariedade com os portadores de deficiência visual, dia 13 de dezembro, vale também um alerta sobre a principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma.



Trata-se de uma patologia com a qual convivem mais de 65 milhões de pessoas no mundo e da qual não há como livrar-se. Contudo, é possível ter uma vida normal com glaucoma, desde que o tratamento seja feito com atenção e respeito à gravidade que o não cumprimento das orientações médicas pode acarretar para a vida toda de um glaucomatoso.


Desconhecimento - A OMS prevê que em 2020 existam 80 milhões de portadores de glaucoma. Estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indicam que, atualmente, existe, no Brasil, pelo menos um milhão de portadores de glaucoma, dos quais mais da metade (635 mil) desconhecem possuir o problema.


A prevenção é um fator muito importante para que o portador desta patologia crônica, gradual e assintomática, livre-se do desenvolvimento de uma condição de cegueira irreversível em consequência do desconhecimento.


O glaucoma é resultado de dano no nervo óptico determinado, na maioria dos casos, pela pressão intraocular inadequada, descreve a chefe do departamento de glaucoma do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Luciana Malta de Alencar.



Prevenção - "Não há sintomas na fase inicial do glaucoma, razão pela qual é chamada de doença traiçoeira", diz a médica ao explicar que o exame de prevenção é feito de forma simples, por meio de consulta a um oftalmologista.
Ela aconselha que exames oculares de rotina sejam realizados pelo menos uma vez por ano, porque muitas pessoas só desconfiam de que há algo errado com seus olhos quando percebem a perda da visão periférica, fenômeno que só se manifesta com o glaucoma em estado avançado. "Algumas vezes, quando o portador alcança este estágio, o tratamento existente não tem eficácia", frisa.
A prevenção é importante, porque o glaucoma só mostra seus primeiros sinais depois que já está instalado e de forma irreversível uma perda de 40 a 50% da estrutura do nervo óptico, o que leva a diminuição do campo de visão periférica ainda de modo quase imperceptível para seu portador.


Causas - Há fatores genéticos que predispõe ao surgimento do glaucoma e também condições como raça e idade, as quais são avaliadas em uma investigação sobre risco. Pessoas que tenham familiares com glaucoma devem preocupar-se em frequentar o oftalmologista para avaliações regulares, aconselha Luciana Alencar.

 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Segunda edição da Feijoada do HMJ será via drive-thru

O objetivo da ação é levantar fundos para a manutenção das atividades do HMJ
Segunda edição da Feijoada do HMJ será via drive-thru
Jaraguá do Sul

Vendaval provocou a interrupção de energia elétrica em 75 mil unidades consumidoras de Jaraguá do Sul

No site da Celesc, até a tarde desta quinta-feira (2), haviam 6.787 unidades consumidoras com o fornecimento interrompido
Vendaval provocou a interrupção de energia elétrica em 75 mil unidades consumidoras de Jaraguá do Sul
Variedades

Grupo promove encontros semanais para valorizar a amizade

De acordo com o idealizador do espaço, João Andrade, a intenção é valorizar os idosos, e mais ainda, nesta crise da pandemia
Grupo promove encontros semanais para valorizar a amizade
Santa Catarina

Ciclone: Celesc restabelece 85% do sistema elétrico catarinense

Em todo estado, neste momento cerca de 226 mil unidades consumidoras ainda estão sem energia
Ciclone: Celesc restabelece 85% do sistema elétrico catarinense
Ver mais de Geral