Caraguá
Cuidados

Nevoeiro reduz visibilidade a menos de um quilômetro em algumas regiões de SC

29 Jun 2016 - 11h05
A Gerência de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil informa que pelo menos até o final de semana Santa Catarina deverá registrar nevoeiros intensos entre a noite e o amanhecer, principalmente nas áreas de vales e planícies de Estado. A visibilidade horizontal ficará reduzida a menos de um quilômetro, dificultando o tráfego em rodovias, atividades portuárias e aéreas.

O nevoeiro ocorre porque a pouca nebulosidade durante o dia contribui para que a superfície da terra perca calor rapidamente durante a noite, ficando bem resfriada na madrugada. Na ausência de ventos, o ar úmido (vapor d’água) próximo ao solo, em contato com essa superfície resfriada, condensa, formando pequenas gotículas de água que originam o nevoeiro. Com o aquecimento solar, os nevoeiros se dissipam, em geral até o final da manhã, e o sol predomina durante o dia.

Recomendações

Para evitar acidentes de trânsito diminua a velocidade e redobre a atenção. Você deve imediatamente acender a luz baixa dos faróis (e os faróis de milha se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, em nevoeiro, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta. Atenção a navegação na costa devido a restrição de visibilidade.

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana

Nesta semana, funcionários da empresa já promoveram a limpeza de algumas localidades do Município com o bairro Nereu Ramos.
Jaraguá já conta com nova prestadora de limpeza urbana
Geral

Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos

Evento desta noite, destinado para os coreógrafos, conta com apresentação especial. Os ingressos para o público serão distribuídos na bilheteria da Scar, dois dias antes de cada sessão
Jaraguá em Dança conta com noite de abertura para os coreógrafos
Geral

Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente

Regime Próprio de Previdência Social do município é um dos 15 com melhor indicador de avaliação do País
Jaraguá do Sul é destaque nacional novamente
Geral

Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão

Ação promocional foi alusiva ao aniversário do Fort Atacadista e sorteou 22 automóveis
Campanha 'Meu Fort dá Sorte' finaliza com mais de 14,5 milhões de cupons gerados e quase meio milhão
Ver mais de Geral