Unimed - Capa
Cultura

Museu do Mar abre inscrições para concurso de arte naval

12 Jul 2012 - 22h09

Abrem neste domingo (15/7) as inscrições para a 4ª edição do Liceu de Arte e Ofícios, que vai instruir jovens a partir dos 16 anos para o aperfeiçoamento e aprendizado do ofício de moldar embarcações tradicionais brasileiras em diversas técnicas e materiais. A iniciativa, que faz parte do projeto Manutenção e Ampliação do Liceu de Artes em Modelismo Naval do Museu Nacional do Mar, conta com patrocínio da Petrobrás e tem como parceiros institucionais o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul.

Os ensinamentos serão baseados nos barcos tradicionais de cada região do país, de modo que o técnico, de volta a sua cidade, possa confeccionar modelos regionais, formando uma rede de produção e artesanato e modelismo naval em todo o Brasil. Os participantes terão aulas teóricas e práticas com alguns dos melhores modelistas do Brasil e matérias como desenho e representação gráfica, empreendedorismo, informática, teoria de modelismo e patrimônio cultural vão intercalar as aulas práticas. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma peça como resultado da troca de experiências.

As inscrições devem ser feitas entre as 18h de 15 de julho de 2012 e 15 de agosto de 2012. Serão aceitos alunos de ambos os sexos, com preferencia aos que já atuem no setor de artesanato ou tenham prática na confecção de modelos de embarcações. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição (disponível para download ao lado desta matéria), e enviar, juntamente com o parecer de um especialista quanto à capacidade do candidato e um material gráfico (fotografias) e amostra do artesanato já produzido pelo inscrito, para a Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar (Rua Manoel Lourenço de Andrade, 133 - Centro - São Francisco do Sul - SC. CEP: 89240-000) ou para o Escritório do Iphan em São Francisco do Sul (Rua General Osório, 40 - Centro - São Francisco do Sul - SC. CEP: 89240-000).

O curso terá duração de três meses, com início no dia 1 de outubro de 2012, em período integral (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h). A carga horária é de 420 h/aula, com emissão de certificado. Os alunos receberão passagens de ida e volta e, caso não sejam moradores de São Francisco do Sul, terão ainda hospedagem em hotel e alimentação (café da manhã, almoço e jantar). Será paga, ainda, uma bolsa de incentivo no valor de R$ 700 para os três meses de cursos.

Mais informações e a ficha de inscrições podem ser obtidas no site da FCC: www.fcc.sc.gov.br

Matérias Relacionadas

Geral

Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 

Recurso administrativo requer alteração de projeto
Caropreso cobra agilidade na licitação das obras especiais da BR 280 
Geral

Portarias do Estado liberam uso de provadores e cursos livres para menores de 14 anos

A autorização para a prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados foi autorizada pela portaria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 883/2020, publicada na terça-feira (17)
Rafael Benkendorf

Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE

"O novo elétrico chamou a atenção por resgatar o nome Mégane, bastante popular entre os entusiastas,..."
Renault Megane eVision, provável concorrente do VW ID.3 poderá se chamar Megane ZOE
Geral

Sicredi lança o Programa Nacional de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis

Semana Nacional de Educação Financeira, que inicia em 23 de novembro, marcará o lançamento do Programa.
Ver mais de Geral