Imobiliária Coralli
Saúde

Municípios mantêm em estoques a vacina da tríplice

12 Set 2012 - 11h22

Devido à falta de abastecimento, municípios catarinenses enfrentam falta da vacina tríplice bacteriana (DTP). Há duas semanas os estoques da vacina, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, desapareceram das unidades de saúde. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), que coordena a distribuição por todo o Estado, não recebe novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde desde agosto. O motivo seria o não cumprimento do cronograma de entrega, por parte do Instituto Butantan, responsável em produzir a vacina. Ainda de acordo com a Dive em município menores pode ser que ainda haja estoque, mas em cidades maiores há desabastecimento. Na regional de Jaraguá do Sul, segundo a Secretária de Saúde, os municípios não foram afetados. Todos estão com estoques de vacina em dia, e como a previsão é de normalizar o abastecimento até o final deste mês, é provável que não falte à tríplice bacteriana nas unidades de saúde dos municípios da regional. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, em casos de desabastecimento da vacina DTP, a orientação é que os gestores estaduais de saúde façam o remanejamento de doses para os municípios, garantindo o acesso da população. O Ministério da Saúde aguarda para este mês uma nova remessa de vacinas por parte do laboratório produtor, para normalizar a entrega.

Samae - Julho


A vacina tríplice bacteriana é dada em duas doses, uma aos 15 meses e outra entre quatro e seis anos. A demanda, em todo o Estado, é de 30 a 40 mil vacinas ao mês. Com a falta de reposição, os estoques têm diminuído e os efeitos começam a ser sentidos pelos municípios.

(JANICI DEMETRIO)

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta

Conforme dados, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade, 56 em atenção, 13 em alerta e 3 em crítico
Estiagem em SC: Com chuva mal distribuída, municípios continuam em alerta
Esportes

Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem

Cronograma indica primeira medalha no ciclismo de pista
Sete modalidades abrem Paralimpíada de Tóquio no ano que vem
Geral

CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem

Mês de abril registrou maior retração devido à covid-19
CIEE registra aumento no número de vagas de estágio e aprendizagem
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado
Captação da poupança bate recorde para meses de julho
Ver mais de Geral