Fecam

Municípios devem receber quase R$ 6 milhões a mais para o transporte escolar

04 Abr 2017 - 12h41
Um aporte de quase R$ 6 milhões para os municípios catarinenses custearem o Transporte Escolar dos alunos da rede estadual em 2017. Este foi o acordo firmado entre a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME e o Governo do Estado, em reunião nesta sexta-feira (31), na Secretaria de Estado de Educação - SED.

O valor corresponde a um aumento de 10% sobre cada aluno transportado a uma distância acima de 24 Km; 8,5% para alunos transportados a uma distância entre 12 e 24 Km; e 5% para alunos transportados a distâncias compreendidas entre 6 e 12 Km. “Nós entendemos que neste momento o Estado também tem dificuldades e é só assim, mostrando as necessidades dos dois lados, que resolvemos nossos problemas”, enfatiza a presidente da FECAM e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.

Propostas

Cumprindo o que rege a legislação sobre o tema, a presidente da FECAM, o diretor executivo da entidade, Rodrigo Guesser, juntamente com o presidente da UNDIME, Plauto Mendes, estiveram em reunião com o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, a Secretária Adjunta da Educação, Elza Marina da Silva Moretto e o chefe de gabinete, Mauro Tessari, para debater a nova proposta de orçamento do Estado destinada ao repasse para o Transporte Escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

A primeira proposta apresentada neste ano pela FECAM, Associações de Municípios e pela UNDIME previa um aumento de 17,63% equivalente a inflação acumulada (IPCA) de 2015 e 2016, uma vez que no último ano não houve nenhum reajuste. No entanto, a SED informou que o aumento não seria viável em função da queda da arrecadação dos últimos anos e fez uma contraproposta prevendo o incremento de 9% para mais de 24 Km, 6% para distâncias entre 12 Km e 24 Km e 3% para distâncias entre 6Km e 12Km. Os percentuais foram obtidos com base no custo/aluno do FUNDEB.

Apesar de compreender o esforço para diminuir as dificuldades dos municípios, a FECAM e a UNDIME consideravam o valor insuficiente e apresentaram uma nova proposta com base na média da inflação dos últimos dois anos, pedindo um acréscimo de 8,5% para as faixas até 24Km de distância e 10% para a faixa acima de 24Km. Desta forma amortizaria o impacto da falta de reajuste em 2016. “Temos muita instabilidade para saber se a arrecadação vai se recuperar e poderemos cobrir este percentual, nós reconhecemos esses valores, mas não conseguimos repor tudo neste ano. Podemos repor parte esse ano e parte na negociação do próximo ano”, explicou Matiola.

Por fim ficaram definidas as correções de 5%, 8,5% e 10% para este ano, de acordo com as distâncias percorridas. A Portaria será publicada em breve pela secretaria estadual e será retroativa a março. Assim que editada a portaria as Agências de Desenvolvimento Regional chamarão os prefeitos para assinarem as planilhas de valores.

Esta foi a primeira reivindicação da FECAM atendida entre os pleitos encaminhados ao Governo do Estado no início deste ano. Seguem ainda em tratativas o reconhecimento dos valores da cota-parte municipal do ICMS retido no FundoSocial e a municipalização de trânsito.

































De 6Km a 12 Km De 12Km a 24Km Acima de 24Km
Proposta FECAM e UNDIME I 17,63% 17,63% 17,63%
Proposta FECAM e UNDIME II 8,5% 8,5% 10%
Proposta SED 3% 6% 9%
Acordado 5% 8,5% 10%

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral