Dengue
Municípios catarinenses mobilizados contra o Aedes aegypti
No estado, a ação foi transferida para o dia 9 em respeito às vítimas da tragédia ocorrida com o avião que conduzia a delegação da Chapecoense.
Seguindo a campanha lançada pelo Ministério da Saúde, os municípios de Santa Catarina estarão mobilizados em mutirões de vistoria em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais. A proposta é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação e eliminação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte.
Em Jaraguá, o Dia D contempla escolas, postos de saúde, cemitérios e Arena Jaraguá. O período do Dia D é estratégico, pois antecede o recesso, quando a água fica parada por mais tempo.
O Estado intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti desde o final de outubro, considerando que o período entre os meses de novembro e março é considerado o de maior risco para transmissão da dengue, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus. A partir do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa - nos 50 municípios considerados infestados pelo mosquito e nas 22 cidades sob risco de infestação, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/SC apresenta a realidade atual em relação aos principais depósitos encontrados no ambiente, potenciais criadouros do mosquito e o número de focos identificados durante as vistorias. Assim, será possível verificar as principais necessidades dos municípios.