Campeonato Catarinense 2020
Geral

Município catarinense deve receber auxílio de agência internacional na prevenção de desastres

31 Jan 2013 - 18h00

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, recebeu nesta quinta-feira, 31, uma comitiva composta por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e membros da Defesa Civil Nacional. A equipe apresentou ao secretário o projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais do Brasil e informou que deve auxiliar o município de Blumenau na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres.  


Nesta semana, a comitiva visitou municípios atingidos por deslizamentos no Rio de Janeiro (RJ), e depois seguiu para Blumenau (SC). O objetivo entre o Brasil e a Jica é consolidar uma parceria efetiva no combate aos desastres naturais que frequentemente assolam o país.   De acordo com o diretor da Jica, Norihito Yonebayashi, o Japão convive com desastres semelhantes aos que ocorrem no Brasil há mais de 100 anos, por isso desenvolveu tecnologias para prever estes eventos, alertando de maneira eficiente a população e consequentemente restringindo os riscos. E é o uso dessa tecnologia que a agência quer implantar no Brasil. Desse modo, percorre algumas cidades para avaliar a necessidade de planos de ação efetivos.  

No município de Blumenau, os técnicos visitaram várias áreas afetadas por deslizamentos e identificaram que a tecnologia japonesa pode ser muito útil na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Blumenau deverá ser contemplada com o programa da Jica ainda este ano, quando técnicos brasileiros e japoneses vão trabalhar em conjunto na montagem de uma estrutura de prevenção que deverá envolver o governo municipal, estadual e federal.   "Somos gratos pela atenção que a agência tem dispensado com as áreas de risco de Santa Catarina e temos total interesse no projeto. Seremos parceiros na implantação de equipes capacitadas nesse trabalho que deve começar assim que a Jica der o sinal verde para o município contemplado no Estado", afirmou o secretário Milton Hobus.  


Milton Hobus afirmou ainda que é objetivo do governador Raimundo Colombo tornar o Estado cada vez mais seguro para o povo catarinense. Por isso sua determinação em investir no maior programa de prevenção e alerta da história de Santa Catarina, e a parceria da Jica é um grande passo nesse sentido.  

O apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão não é financeiro, como também não cabe a ela executar nenhum tipo de obra estrutural. Se firmado o acordo, o município será responsável por montar equipes para receber treinamento dos profissionais japoneses na prevenção de desastres.

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

Geral

Maiara e Maraisa se apresentam na 17ª Fecarroz

A Fecarroz será entre os dias 28 de abril e 3 de maio, no parque municipal de eventos, em Massaranduba.
Maiara e Maraisa  se apresentam na 17ª Fecarroz
Saúde

Coreia do Sul anuncia 161 novos casos de coronavírus

Número total de pessoas infectadas no país subiu para 763
Coreia do Sul anuncia 161 novos casos de coronavírus
Guaramirim

GUARAMIRIM - Melhorias para atender os alunos da EMEF Dorvalino Felippi

Conforme a secretária de Educação, Marja Rebelato, a reforma está dentro do cronograma previsto
GUARAMIRIM - Melhorias para atender os alunos da EMEF Dorvalino Felippi
Geral

Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá

Localidade sofria com falta de água em temporada de chuvas constantes. Investimento foi de R$ 4 milhões. Bairro Boa Vista também será beneficiado com mesmo modelo
Inaugurado o novo sistema de abastecimento de água do Rio Molha, em Jaraguá
Ver mais de Geral