Geral

Município catarinense deve receber auxílio de agência internacional na prevenção de desastres

31 Jan 2013 - 18h00

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, recebeu nesta quinta-feira, 31, uma comitiva composta por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e membros da Defesa Civil Nacional. A equipe apresentou ao secretário o projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais do Brasil e informou que deve auxiliar o município de Blumenau na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres.  


Nesta semana, a comitiva visitou municípios atingidos por deslizamentos no Rio de Janeiro (RJ), e depois seguiu para Blumenau (SC). O objetivo entre o Brasil e a Jica é consolidar uma parceria efetiva no combate aos desastres naturais que frequentemente assolam o país.   De acordo com o diretor da Jica, Norihito Yonebayashi, o Japão convive com desastres semelhantes aos que ocorrem no Brasil há mais de 100 anos, por isso desenvolveu tecnologias para prever estes eventos, alertando de maneira eficiente a população e consequentemente restringindo os riscos. E é o uso dessa tecnologia que a agência quer implantar no Brasil. Desse modo, percorre algumas cidades para avaliar a necessidade de planos de ação efetivos.  

No município de Blumenau, os técnicos visitaram várias áreas afetadas por deslizamentos e identificaram que a tecnologia japonesa pode ser muito útil na implantação de uma infraestrutura de prevenção em desastres.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, Blumenau deverá ser contemplada com o programa da Jica ainda este ano, quando técnicos brasileiros e japoneses vão trabalhar em conjunto na montagem de uma estrutura de prevenção que deverá envolver o governo municipal, estadual e federal.   "Somos gratos pela atenção que a agência tem dispensado com as áreas de risco de Santa Catarina e temos total interesse no projeto. Seremos parceiros na implantação de equipes capacitadas nesse trabalho que deve começar assim que a Jica der o sinal verde para o município contemplado no Estado", afirmou o secretário Milton Hobus.  


Milton Hobus afirmou ainda que é objetivo do governador Raimundo Colombo tornar o Estado cada vez mais seguro para o povo catarinense. Por isso sua determinação em investir no maior programa de prevenção e alerta da história de Santa Catarina, e a parceria da Jica é um grande passo nesse sentido.  

O apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão não é financeiro, como também não cabe a ela executar nenhum tipo de obra estrutural. Se firmado o acordo, o município será responsável por montar equipes para receber treinamento dos profissionais japoneses na prevenção de desastres.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral