transito
plenária ACIJS-APEVI

Mudanças na legislação eleitoral são apresentadas na plenária ACIJS-APEVI

30 Jun 2016 - 12h00
O objetivo da apresentação foi o de esclarecer a comunidade empresarial sobre mudanças nas regras do processo eleitoral a partir da aprovação da Lei 3.165, de setembro de 2015.

Conforme a presidente da comissão, Níura Demarchi dos Santos, as alterações propostas na legislação resultam em maiores restrições que exigem atenção de candidaturas e de eleitores. Segundo ela, a minirreforma não foi debatida amplamente pela sociedade e, embora traga muitas limitações especialmente para quem se inicia na atividade política, oferece a oportunidade para que a sociedade se engaje no debate político.

As principais mudanças na legislação foram destacadas por Fernanda Klitzke e Danilo Faggian dos Santos, que também integram a Comissão de Direito Eleitoral e Moralidade Pública da OAB local. Ambos ressaltaram que as novas regras já terão validade no próximo pleito de 2 de outubro, com eleição de prefeitos e vereadores. Os advogados salientaram que o processo traz novidades que, se por um lado, não viabiliza tudo o que se deseja em ordenamento eleitoral, por outro lado contempla importantes melhorias.


No relato foram destacados aspectos relacionados à regulamentação eleitoral, como a definição do calendário eleitoral, propaganda eleitoral, pesquisas eleitorais, horário eleitoral gratuito, fiscalização do processo eleitoral com maior envolvimento da OAB e do Ministério Público, prazos para a realização de convenções partidárias, registros de candidaturas, financiamento de campanhas e prestação de contas, fidelidade partidária, entre outras questões.

“Não há um consenso se o conjunto das mudanças é mais positivo do que negativo, mas um dos aspectos é que há maior transparência no processo eleitoral, com maior atuação das entidades organizadas da sociedade civil e da justiça”, comentou Fernanda Klitzke. “O tema lei eleitoral ainda tem muitos aspectos a serem discutidos, e a participação da sociedade no debate é positiva”, observou Danilo Faggian dos Santos.


Uma das consequências da reforma, de acordo com os membros da Comissão de Direito Eleitoral e Moralidade Pública é a possibilidade de tornar as campanhas mais objetivas, com menos despesas com materiais usados pelos candidatos e economia de recursos, o que exigirá além de maior proximidade dos candidatos com os eleitores e, portanto, maior fiscalização por parte da justiça eleitoral.

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral