CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
GERAL

Mortes de Mariana foram cabalmente previstas, reage força-tarefa

25 Abr 2019 - 20h52Por Luiz Vassallo

Em reação à decisão que trancou a acusação de homicídio contra executivos de mineradoras envolvendo a lama de Mariana, a força-tarefa do Ministério Público Federal em Minas Gerais afirmou, nesta quinta-feira, 25, que "inúmeras provas" mostram que inundação, danos ambientais e as mortes de 19 pessoas foram previstas por Vale, Samarco e BHP Billiton, e funcionários de alto escalão denunciados. Apesar de lamentar o julgamento, a procuradoria mineira, responsável pela denúncia em primeira instância, afirma respeitá-la.

Os procuradores ressaltam que a "acusação de homicídio doloso tinha - e continua tendo - amplo respaldo nas provas dos autos". "Se o resultado morte adveio de uma conduta dolosa assunção do risco de causá-las, a cominação legal é de prática de homicídio".

A força-tarefa afirma entender que "haveria apenas o crime de inundação se o resultado morte não tivesse sido previsto e assumido com a operação do empreendimento dentro de um cenário de risco proibido".

"Fato é que todos os resultados - desmoronamento, inundação, danos socioambientais e mortes - foram cabalmente previstos pelas empresas, tendo sido registrados em relatórios e atas de reuniões, conforme inclusive prova um documento em especial: relatório interno da Samarco previa, em caso de rompimento da barragem, a possibilidade de causação de até 20 mortes", argumenta o MPF.

Segundo a procuradoria, essa "previsão mostrou-se assustadoramente correta, já que 19 pessoas perderam a vida em decorrência do rompimento de Fundão". "A questão é que os acusados, cientes dos riscos, preferiram ignorá-los num contexto em que outros fatores, como aumento dos lucros, preponderaram".

Os procuradores afirmam "respeitar a decisão, mas lamentam que o julgamento dessa conduta vá ser impedido por uma decisão proferida em sede de habeas corpus, instrumento que não é destinado a analisar provas". "Essa circunstância sobressai, especialmente num processo que se caracteriza por prova de imensa complexidade, com cerca de 170 volumes de documentação".

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Projeto da nova rotatória entre Bananal do Sul e Centro de Guaramirim entra na fase final de ajustes

A nova rotatória será implantada nas proximidades do atual posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que será realocado
Projeto da nova rotatória entre Bananal do Sul e Centro de Guaramirim entra na fase final de ajustes
Geral

Alimentos seguros baseados em blockchain: Aumentando a segurança, a transparência e a trazabilidade

No lugar de transações financeiras, blocos armazenam dados sobre colheita, transporte, temperatura de estocagem e manipulação na cozinha.
Alimentos seguros baseados em blockchain: Aumentando a segurança, a transparência e a trazabilidade
Geral

Mastercard chega com inovações em pagamentos digitais no Brasil

Só em 2024, o sistema Pix movimentou mais de 63 bilhões de transferências e, em 5 de julho, bateu recorde diário de R$119 bilhões em volume liquidado, ritmo que força as bandeiras de cartão a inovar mais rápido do que em qualquer outro grande mercado
Mastercard chega com inovações em pagamentos digitais no Brasil
Ver mais de Geral