Séculus
Weg

Morre Eggon João da Silva

13 Set 2015 - 07h52
Morre Eggon João da Silva  -
Jaraguá do Sul amanhece neste domingo, 13 de setembro de luto.Um dos maiores ícones da indústria, um dos fundadores da empresa WEG/SA, faleceu por volta de 01h deste domingo.

As informações são de que seu corpo será velado na Arweg (Associação Recreativa WEG) a partir das 8 horas. O sepultamento deve acontecer por volta das 16h30 no Cemitério Municipal, no Centro.

Acompanhe aqui e na programação da Rádio Jaraguá, as informações de sua história e sepultamento.

 

BIOGRAFIA

Eggon João da Silva


Nascido em 1929, no que é hoje o município de Schröeder, norte de Santa Catarina, Eggon João da Silva começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, como "faz tudo" em um cartório em Jaraguá do Sul. Em 1957, depois de 14 anos no principal banco do Estado, torna-se sócio da João Wiest & Cia. Ltda., uma firma especializada na produção de canos de escape para veículos, então com 8 funcionários. Quatro anos depois, Eggon deixa a empresa, que já conta com 150 funcionários, para enfrentar o maior desafio de sua carreira.

Em abril de 1961, juntamente com Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus, funda a WEG, que na época produzia apenas motores elétricos. Até 1989, Eggon participou diretamente dos destinos da empresa, levando-a a figurar entre as maiores do setor, com participação destacada no mercado nacional e internacional.

Do motor elétrico, a WEG começa a diversificar sua produção, passando a produzir sistemas elétricos industriais completos, incluindo geradores, transformadores, componentes e sistemas de automação industrial.

Mas trajetória de Eggon João da Silva não está ligada apenas à WEG. O empresário, fez parte dos conselhos de quatro grandes empresas - Oxford, Tigre, Marisol, e Perdigão, tendo nesta última, inclusive, exercido a função de diretor presidente entre 1994 e 95, momento em que cumpriu uma dura missão de recuperação financeira da empresa. Após esse período foi presidente do Conselho Administrativo até abril de 2007, quando passou seu cargo para o filho Décio da Silva.

PRINCIPAIS TÍTULOS E HONRARIAS

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve

Segundo o deputado Vicente Caropreso o edital de licitação será de quase R$ 200 milhões.
Projeto para duplicação da SC-108 está pronto e deve ser licitado em breve
Geral

Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier

É mais uma opção para os jaraguaenses aproveitarem o espaço para descanso e lazer
Prefeitura revitaliza pracinhas da Rua José Leier
Geral

[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador

Não houve feridos no acidente
[VÍDEO] Navio-veleiro Cisne-Branco da Marinha se choca contra ponte no Equador
Economia

Líderes da indústria de SC discutem reinvenção do setor em fórum da FIESC

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, além de ser transmitido pela internet
Ver mais de Geral