GERAL
Morre a professora e ensaísta Jerusa Pires Ferreira aos 81 anos
Morreu neste domingo, 21, a professora e ensaísta Jerusa Pires Ferreira, aos 81 anos, em Salvador (BA). Ela enfrentava um tratamento contra um câncer. A informação foi divulgada por amigos nas redes sociais.
Doutora e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), Jerusa era professora da Escola de Comunicação e Artes da universidade, bem como professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Autora de inúmeros livros e artigos sobre cultura popular e literatura, um de seus trabalhos mais célebres é Cavalaria em Cordel: O Passo das Águas Mortas, de 1979, relançado pela Edusp em 2017. O livro faz um panorama histórico da literatura de cordel e a relaciona com as histórias de cavalaria do período medieval.
Entre outros campos de pesquisa, destacam-se ainda cultura, oralidade, memória e as relações entre literatura, comunicação e artes. Ela também era tradutora e principal divulgadora dos trabalhos de Paul Zumthor e de Henri Meschonnic no Brasil.
Jerusa nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1938, e iniciou sua formação acadêmica em Salvador. Ela se mudou para São Paulo nos anos 1970 e concluiu o doutorado em ciências sociais na USP em 1980. Conferencista frequentemente convidada para diversas instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente nas universidades de Limoges, na França, e a Autônoma de Barcelona. Ela foi casada com o tradutor Boris Schnaiderman, que morreu em 2016 aos 99 anos.
Matérias Relacionadas
Geral
Morre aos 86 anos Cirilo Kuchenbecker, em Guaramirim
Cirilo atuava no comércio varejista de carnes e açougues e era membro da Igreja de Confissão Luterana do Centro de Guaramirim

Geral
Objetos de cápsula do tempo serão expostos após 50 anos em Jaraguá do Sul
Preservados em uma caixa de ferro, esses itens revelam parte da história da cidade

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Maria Helena Eggert, referência no paradesporto do Vale do Itapocu, morre aos 69 anos
Guaramirense, ela construiu uma longa trajetória na natação, com participação em competições estaduais e nacionais

