Joaçaba Pneus
GERAL

Moradores da zona oeste de SP relatam trovão intenso na madrugada

19 Dez 2018 - 16h38Por Ana Paula Niederauer

Moradores da zona oeste de São Paulo relataram que ouviram, na madrugada desta quarta-feira, 19, um forte estrondo de trovão na sequência de um raio. As zonas oeste e norte da cidade registraram intensa atividade elétrica durante toda a madrugada.

A publicitária Vanessa Raad, de 42 anos, moradora do terceiro andar de um prédio na Vila Romana, zona oeste, conta que acordou por volta das 2 horas com um barulho muito alto. "Achei que fosse uma explosão. A descarga elétrica foi tão intensa que o prédio tremeu e o espelho do lavabo caiu e quebrou", disse Vanessa.

A moradora da Lapa, na zona oeste, Cristina Senger, de 43 anos, conta que, por causa do raio que caiu na madrugada, o sistema elétrico do portão automático do prédio queimou.

"Estava dormindo e ouvi um barulho extremamente alto por volta das 2 horas. Levei um susto. Fui ver na janela e percebi que vários alarmes de carros estavam disparados e hoje pela manhã o portão elétrico do meu prédio não funcionava", conta Cristina.

O professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Augusto Morales disse que nesta época de transição da primavera para o verão há fortes incidências de chuvas e tempestades elétricas.

"Pelos relatos do estrondo, o raio deve ter caído próximo dessas pessoas. O barulho alto aumenta a sensação de que o raio é mais forte. No entanto, a intensidade do raio não é identificada pelo barulho e sim pela corrente elétrica que pode variar até 100 mil ampéres", explicou Morales.

Segundo o IAG, por ano cerca de 160 milhões de raios caem no Brasil. O Estado de Mato Grosso é o campeão com 27,7 milhões de incidências de raios por ano. O Estado de São Paulo registra a queda de cerca de 7 milhões de raios por ano.

De acordo com o IAG, a cidade de São Paulo registrou a queda de 910 raios na madrugada desta quarta-feira. Os bairros com maior incidência foram: Anhanguera (310), Perus (180), Jaraguá (140) e Tremembé (110). Na madrugada de terça-feira, 18, 1935 raios caíram em São Paulo e durante as 24 horas, caíram no total 2339 raios.

O calor vai continuar em São Paulo e há possibilidade de temporais isolados, que podem vir com raios e rajadas de vento de até 80km/h, segundo informações da Climatempo.

"É muito comum nessa época ter um aumento de instabilidade na atmosfera e por causa disso aumenta a nebulosidade e ocorrem as pancadas de chuvas no período da tarde e da noite", disse João Basso, meteorologista da Climatempo.

Matérias Relacionadas

Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Geral

GUARAMIRIM - Programa Nascer recebe propostas para pré-incubação de ideias inovadoras

Objetivo da iniciativa é visa estimular a inovação e o empreendedorismo inovador de base tecnológica
Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá
Ver mais de Geral