GERAL

Morador de Santos (SP) que viajou no MSC Seaview está com sarampo

02 Mar 2019 - 22h55Por Luiz Alexandre Souza Ventura, especial para AE

Um morador de Santos, no litoral sul paulista, contraiu sarampo após viajar no navio MSC Seaview. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto Adolfo Lutz, que enviou resultados de exames à Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) da Secretaria de Saúde de Santos.

De acordo com a Prefeitura santista, a pessoa infectada viajou no transatlântico entre os dias 2 e 9 de fevereiro. O morador começou a passar mal no dia 25 e procurou uma policlínica. Amostras de sangue, urina e da mucosa nasal foram colhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz.

Por causa dos sintomas apresentados (tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas), que costumam surgir entre dez e 14 dias após a exposição, ele foi orientado a ficar em casa. Os familiares do paciente já foram vacinados.

Uma investigação epidemiológica será feita neste domingo, 3, a partir de 8h, na casa do paciente, no bairro do Gonzaga, e mais 440 imóveis onde vivem aproximadamente 1.660 pessoas.

No total, 20 profissionais de saúde vão participar da ação nas ruas Bahia (n° 160 ao 194), Euclides da Cunha (n° 28 ao 30) e Tolentino Filgueiras (n° 153 ao 173), além da Avenida Marechal Deodoro (n° 60 ao 98) e da Praça Fernandes Pacheco (n° 21 ao 24).

Surto

Desde fevereiro, ao menos 16 casos de sarampo foram confirmados entre tripulantes do MSC Seaview. Equipes da vigilância sanitária de Santos, Secretaria de Estado da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já vacinaram mais de 10 mil pessoas que embarcaram e desembarcaram no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). A tripulação foi imunizada em Balneário Camboriú (SC).

Todos receberam uma dose da tríplice viral - SCR (sarampo, caxumba e rubéola) - que tem aplicação subcutânea, com agulha e seringa. Trata-se de uma vacina atenuada, contendo vírus vivos 'enfraquecidos', além de outros compostos (aminoácidos, albumina humana, sulfato de neomicina e sorbitol), gelatina e traços de proteína do ovo de galinha, usadas no processo de fabricação.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral