Fosfoetanolamina

Morador de Jaraguá consegue na Justiça tratamento contra o câncer

13 Jul 2016 - 14h30
Morador de Jaraguá consegue na Justiça tratamento contra o câncer -

A determinação ocorreu na última quarta-feira (7), através de uma liminar expedida pelo juiz Luiz Carlos Sartorelli da Comarca de Cravinhos, São Paulo. Ainda na semana passada, a empresa DTP Pharma liberou a substância que chegou em Jaraguá na segunda-feira (11) através do Correio. A advogada Ghazaleh Parham Fard dá mais detalhes.[jwplayer mediaid="286022"]

Inicialmente o paciente recebeu 45 gramas da substância em capsulas. Quantidade suficiente para 30 dias de tratamento. No entanto, deve receber mais 30 gramas nos próximos dias.


O paciente que não teve o nome revelado, foi diagnosticado com câncer no tórax no fim do ano passado. Desde então tem acompanhamento médico e já fez algumas sessões de quimioterapia.

Desenvolvida pela Universidade de São Paulo em São Carlos para o tratamento de tumor maligno, a substância é apontada como possível cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos.

Em abril, a USP fechou o laboratório que produzia a substância. A fosfoetanolamina passou a ser produzida no laboratório DTP Pharma  em Cravinhos (SP), autorizado a produzir a substância para análises clínicas.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a lei sancionada  em abril pela presidente afastada Dilma Rousseff que permitiria o uso do composto antes da conclusão dos testes clínicos.


No início de junho, um teste feito com 40 camundongos, pesquisadores demonstraram que a fosfoetanolamina foi capaz de reduzir em 34% o tamanho de tumores de pele nos animais que a ingeriram durante 24 dias, uma vez ao dia.

Em novos testes divulgados no mês passado o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) apontou baixa eficácia contra as células de câncer de pâncreas ou melanoma. Neste caso, a quantidade administrada foi menor que a recomendada por Gilberto Chiere, o criador da substância.

Matérias Relacionadas

Schroeder

Três novos casos de Covid-19 são confirmados em Schroeder

O município já registra oito casos confirmados, destes apenas um recuperado
Jaraguá do Sul

Uso do Parque Via Verde fica restrito para atividades físicas

Placas proibindo a permanência na Via Verde já estão sendo colocadas. A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar
Uso do Parque Via Verde fica restrito para atividades físicas
Saúde

WEG comunica o fornecimento de ventiladores pulmonares para o Sistema Único de Saúde (SUS)

Para atender o momento crítico da pandemia, Companhia vai entregar os primeiros equipamentos ainda esta semana
WEG comunica o fornecimento de ventiladores pulmonares  para o Sistema Único de Saúde (SUS)
Economia

Governo defende reformas após a pandemia para recuperar o PIB

Ministério da Economia também pede manutenção do teto de gastos
Governo defende reformas após a pandemia para recuperar o PIB
Ver mais de Geral