Fosfoetanolamina

Morador de Jaraguá consegue na Justiça tratamento contra o câncer

13 Jul 2016 - 14h30
Morador de Jaraguá consegue na Justiça tratamento contra o câncer -

A determinação ocorreu na última quarta-feira (7), através de uma liminar expedida pelo juiz Luiz Carlos Sartorelli da Comarca de Cravinhos, São Paulo. Ainda na semana passada, a empresa DTP Pharma liberou a substância que chegou em Jaraguá na segunda-feira (11) através do Correio. A advogada Ghazaleh Parham Fard dá mais detalhes.[jwplayer mediaid="286022"]

Inicialmente o paciente recebeu 45 gramas da substância em capsulas. Quantidade suficiente para 30 dias de tratamento. No entanto, deve receber mais 30 gramas nos próximos dias.


O paciente que não teve o nome revelado, foi diagnosticado com câncer no tórax no fim do ano passado. Desde então tem acompanhamento médico e já fez algumas sessões de quimioterapia.

Desenvolvida pela Universidade de São Paulo em São Carlos para o tratamento de tumor maligno, a substância é apontada como possível cura para diferentes tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos.

Em abril, a USP fechou o laboratório que produzia a substância. A fosfoetanolamina passou a ser produzida no laboratório DTP Pharma  em Cravinhos (SP), autorizado a produzir a substância para análises clínicas.

Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a lei sancionada  em abril pela presidente afastada Dilma Rousseff que permitiria o uso do composto antes da conclusão dos testes clínicos.


No início de junho, um teste feito com 40 camundongos, pesquisadores demonstraram que a fosfoetanolamina foi capaz de reduzir em 34% o tamanho de tumores de pele nos animais que a ingeriram durante 24 dias, uma vez ao dia.

Em novos testes divulgados no mês passado o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) apontou baixa eficácia contra as células de câncer de pâncreas ou melanoma. Neste caso, a quantidade administrada foi menor que a recomendada por Gilberto Chiere, o criador da substância.

Matérias Relacionadas

Schützenfest

Compra antecipada de entrada para Schützenfest

A Comissão Central Organizadora anunciou que a bilheteria do Parque de Eventos estará aberta desta terça-feira até domingo, todos os dias, a partir das 14h
Compra antecipada de entrada para Schützenfest
Geral

Turbidez na água obriga Samae a desligar dois Sistemas Independentes

Os sistemas do Boa Vista e do Molha estão desligados e não há abastecimento de água naquelas regiões
Jaraguá do Sul

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Geral

Grupo Malwee é reconhecido como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil

O Grupo Malwee, uma das maiores empresas de moda do país, foi reconhecido pela segunda vez, como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019.
Grupo Malwee é reconhecido como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil
Ver mais de Geral