vacina
GERAL

Monobloco fecha com paz o último dia de Carnaval no Rio

10 Mar 2019 - 16h15Por Denise Luna

Último megabloco a desfilar no pós-Carnaval 2019, o tradicional Monobloco, que sai há 19 anos pelas ruas do Rio, deu uma aula de harmonia na música e no comportamento, fazendo das três horas de desfile uma consagração da tolerância religiosa e de gênero, sem tumultos ou brigas, apenas registrando pequenos furtos.

O bloco desfilou no mesmo local do Bloco da cantora Ludmilla, que na terça-feira de Carnaval foi alvo de uma grande confusão causada pela polícia, que atirou bombas de efeito moral para dispersar a multidão e acabou causando ferimentos em mais de 200 pessoas no tumulto.

Este ano, o bloco comandado pelo cantor Pedro Luís (ex-Pedro Luís e a Parede) fez homenagem dirigida às mulheres da Música Popular Brasileira, com a apresentação do repertório de cantoras como Cássia Eller, Elza Soares, Fernanda Abreu, entre outras.

Também teve espaço para Pedro Luís evocar "Os Orixás", além de homenagear a campeã do Carnaval 2019, Mangueira, que também homenageou mulheres como a vereadora Marielle Franco, assassinada há quase um ano e cujo crime ainda não foi desvendado.

Conhecido pelo bom humor nas críticas políticas, não faltou a lembrança a uma das últimas polêmicas do presidente Jair Bolsonaro, com algumas cuícas da bateria decoradas com chuveiros dourados, em referência ao questionamento de Bolsonaro sobre o que era "Golden shower" no Twitter, que ganhou dimensão internacional.

O Monobloco levou menos foliões para a rua do que os megablocos das cantoras Ludmilla (1 milhão) e Anitta (400 mil), mas, mesmo assim lotaram o Centro do Rio e mobilizaram um efetivo de 700 policiais para manter a ordem. Nenhum registro de violência grave foi feito, segundo a Polícia Militar. Outros cerca de 20 blocos menores saem hoje no Rio, encerrando de vez o Carnaval, como o Boêmios da Lapa (Centro) e o Fofoqueiros de Plantão (Jardim Botânico).

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral