Joaçaba Pneus
GERAL

Monobloco fecha com paz o último dia de Carnaval no Rio

10 Mar 2019 - 16h15Por Denise Luna

Último megabloco a desfilar no pós-Carnaval 2019, o tradicional Monobloco, que sai há 19 anos pelas ruas do Rio, deu uma aula de harmonia na música e no comportamento, fazendo das três horas de desfile uma consagração da tolerância religiosa e de gênero, sem tumultos ou brigas, apenas registrando pequenos furtos.

O bloco desfilou no mesmo local do Bloco da cantora Ludmilla, que na terça-feira de Carnaval foi alvo de uma grande confusão causada pela polícia, que atirou bombas de efeito moral para dispersar a multidão e acabou causando ferimentos em mais de 200 pessoas no tumulto.

Este ano, o bloco comandado pelo cantor Pedro Luís (ex-Pedro Luís e a Parede) fez homenagem dirigida às mulheres da Música Popular Brasileira, com a apresentação do repertório de cantoras como Cássia Eller, Elza Soares, Fernanda Abreu, entre outras.

Também teve espaço para Pedro Luís evocar "Os Orixás", além de homenagear a campeã do Carnaval 2019, Mangueira, que também homenageou mulheres como a vereadora Marielle Franco, assassinada há quase um ano e cujo crime ainda não foi desvendado.

Conhecido pelo bom humor nas críticas políticas, não faltou a lembrança a uma das últimas polêmicas do presidente Jair Bolsonaro, com algumas cuícas da bateria decoradas com chuveiros dourados, em referência ao questionamento de Bolsonaro sobre o que era "Golden shower" no Twitter, que ganhou dimensão internacional.

O Monobloco levou menos foliões para a rua do que os megablocos das cantoras Ludmilla (1 milhão) e Anitta (400 mil), mas, mesmo assim lotaram o Centro do Rio e mobilizaram um efetivo de 700 policiais para manter a ordem. Nenhum registro de violência grave foi feito, segundo a Polícia Militar. Outros cerca de 20 blocos menores saem hoje no Rio, encerrando de vez o Carnaval, como o Boêmios da Lapa (Centro) e o Fofoqueiros de Plantão (Jardim Botânico).

Matérias Relacionadas

Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Geral

GUARAMIRIM - Programa Nascer recebe propostas para pré-incubação de ideias inovadoras

Objetivo da iniciativa é visa estimular a inovação e o empreendedorismo inovador de base tecnológica
Geral

Organizadores divulgam Festival de Cinema na Câmara 

O Festival conta com mostras competitivas de várias categorias como curta metragem, longa metragem, tanto em documentário quanto ficcional ou animação.
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá
Ver mais de Geral