dengue
Geral

Modelo da SC Transplantes é referência no Brasil

13 Dez 2012 - 19h16

O trabalho desenvolvido na SC Transplantes foi indicado pelo Ministério da Saúde como modelo a ser seguido por outros estados. Por conta disso, Santa Catarina recebe profissionais de diferentes estados brasileiros, que vêm em busca de aprimoramentos para realização de transplantes.


Ontem (12), técnicos da Secretaria da Saúde de Minas Gerais vieram a Florianópolis. Reuniram-se com o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, e com a equipe da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo do encontro foi permitir ao grupo mineiro conhecer com mais detalhes o trabalho desenvolvido nessa área pelos profissionais de Santa Catarina.

"O modelo da SC Transplantes foi um dos indicados pelo Ministério da Saúde como referência, razão pela qual recebemos a visita dos técnicos da Saúde de Minas Gerais, que estão colhendo subsídios para a implantação de uma central de transplantes naquele estado", explicou o médico Joel de Andrade.

A SC Transplantes é uma central de captação, notificação e distribuição de órgãos e tecidos, em funcionamento desde 1999,em Santa Catarina. Atualmente, o Estado realiza transplantes de córnea, esclera, coração, válvula cardíaca, fígado, rim, pâncreas, conjugado rim/pâncreas, medula óssea e Tecido Ósteo-Condro-Fáscio-Ligamentoso.

Este ano, até o mês de outubro, foram realizados 886 transplantes de órgãos e tecidos, no Estado. Entre janeiro e outubro, 132 pessoas tiveram seus órgãos doados. A causa de morte mais comum entre os doadores é Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguida de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE). As doações de tecidos chegaram a 469, em 2012.


Há, no total, 1364 pessoas na fila de espera, aguardando por algum transplante. A maior parte dos pacientes precisa de transplante de córnea (712 pessoas), que é também o órgão com maior volume de transplantes realizados - 424, entre janeiro e outubro deste ano.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Ver mais de Geral