dengue 2
Geral

Missão europeia no Oceano Índico liberta 18 supostos piratas

21 Abr 2011 - 11h48

A missão europeia contra a pirataria no Oceano Índico, a UE Navfor-Atalanta, libertou nesta quinta-feira 18 supostos piratas detidos no dia 6 de abril após atacarem um navio cingapuriano, depois que vários países rejeitaram processá-los.


Estes países "decidiram não processá-los ou disseram não poder fazê-lo dentro dos prazos requeridos", explica a missão europeia em comunicado, que precisa que os supostos criminosos foram devolvidos à Somália na manhã desta quinta-feira.

Os libertados foram aprisionados pelo navio de guerra finlandês FNS Pohjanmaa em 6 de abril, um dia depois de terem atacado o navio de bandeira de Cingapura MV Pacific Opal.

A missão europeia contra a pirataria não tem autoridade para processar os suspeitos que detém e precisa buscar um país que deseje fazê-lo, responsabilidade que normalmente recai sobre o Estado de origem do navio que faz a detenção ou a da embarcação atacada.

Se estas nações descartarem processar os detidos, outros países podem fazê-lo, normalmente os que tiverem relação com a nacionalidade da tripulação, a empresa proprietária do navio atacado ou que os tiverem qualquer outra ligação com o caso.


A principal tarefa da operação Atalanta é escoltar os navios mercantes que transportam ajuda humanitária do Programa Mundial de Alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas) e as embarcações da missão da União Africana na Somália, assim como proteger os navios vulneráveis no golfo de Áden.

Também tem como objetivos dissuadir e impedir os atos de pirataria nas águas do Oceano Índico e controlar a atividade pesqueira em frente à costa da Somália.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral