BR 280
Ministros dizem que duplicação da BR 280 começará na virada do ano
As obras de duplicação da BR 280, a partir do trevo com a BR 101 em direção a Guaramirim devem começar na virada do ano. A garantia foi dada na tarde desta segunda-feira (24), pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pela ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti, durante o lançamento do edital de duplicação, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Depois de cumprir agenda em Blumenau pela manhã, com o mesmo ato para a BR 470, Passos e Ideli conversaram com empresários e políticos da região sobre as obras no Lote 2 da BR, que compreende pouco mais de 13 quilômetros. Para o ministro, que já esteve em Jaraguá do Sul na condição de Secretário do Ministério dos Transportes, o lançamento do edital de duplicação é um passo importante para a concretização da obra.
[jwplayer mediaid="69725"]
O primeiro edital de licitação da duplicação da BR 280 foi lançado em dezembro de 2010 e, logo depois, suspenso por conta de denúncias que acabaram derrubando o ministro dos Transportes da época, Alfredo Nascimento. De acordo com Paulo Sérgio Passos, os obstáculos foram superados, o projeto foi todo revisado, a obra é considerada prioritária e há dinheiro para a mesma. Estes são argumentos que asseguram a intenção do Governo Federal em agilizar o processo.
[jwplayer mediaid="69723"]
Já a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, justificou que o ato desta segunda-feira, foi bastante diferente daquele que aconteceu em 2010, quando o edital foi suspenso.
[jwplayer mediaid="69729"]
A ministra também assegurou que a obra começará em breve e conta como é o novo modelo em Regime Diferenciado de Contratação das empresas vencedoras do edital de concorrência pública.
[jwplayer mediaid="69731"]
Representando o governador Raimundo Colombo, que estava sepultando o pai em Lages, o secretário de Estado da Infraestrutura Valdir Cobalchini, confirmou que a obra da BR 280 é muito esperada por Santa Catarina.
[jwplayer mediaid="69727"]
(ROGÉRIO TALLINI / DIAS GOMES)
A edição do Diário Oficial da União de ontem traz publicados os dois editais de licitação para a duplicação das BR-470 (entre Navegantes-Indaial) e BR-280 (São Francisco do Sul-Jaraguá do Sul). As obras terão investimento de R$ 5 bilhões. A licitação das duas rodovias será feita por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o que garante um processo mais competitivo e ágil, segundo a ministra. O ministro Passos e a ministra Ideli afirmaram que deve ser publicado no DOU, até o final do ano, o edital de licitação de todos os lotes.
(ROGÉRIO TALLINI / DIAS GOMES)
Matérias Relacionadas
Geral
Prefeitura de Guaramirim apaga pichação "Sem anistia para golpistas"
O local pichado fica próximo ao limites dos municípios de Guaramirim e Schroeder

Geral
DNIT alerta para operações Pare e Siga na BR-280/SC, em Araquari
A operação será no km 39 e no km 50 da rodovia

Política
STF forma maioria de votos para manter prisão do ex-presidente Collor
O placar atingiu seis votos a zero

Geral
Feirão da Sol Sports com 70% de desconto segue neste sábado até às 17h
Loja não vai fechar para o almoço
