vacina
Geral

Ministro de Ciência e Tecnologia conhece ecossistema de inovação do Vale do Itapocu

Paulo Alvim foi recebido no Novale Hub, conheceu estrutura de incubação e conversou com empresários e representantes do meio acadêmico

08 Ago 2022 - 06h31Por Janici Demetrio
Ministro de Ciência e Tecnologia conhece ecossistema de inovação do Vale do Itapocu  - Crédito: Gabriel Vieira/Novale Hub Crédito: Gabriel Vieira/Novale Hub

O auditório do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul ficou lotado para a palestra do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, nesta sexta-feira (5). O evento, organizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e que contou com a presença de empreendedores e membros da comunidade acadêmica, foi parte da agenda do Ministro na cidade. 

Alvim esteve na cidade desde o fim da manhã, conhecendo o ecossistema de inovação do Vale do Itapocu: primeiro, em um encontro com empreendedores e lideranças políticas e empresariais, em seguida sendo recebido no Centro de Inovação. No auditório do Novale Hub, o Ministro foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração da Organização Social (OS) Novale Hub, Luis Leigue, destacando que a veia empreendedora da região sempre se destacou com iniciativas voltadas à inovação em seus setores – seja ele metalmecânico, têxtil, químico ou de alimentos, entre outros. 

“Sempre buscamos estar à frente das mais diversas iniciativas, mas ter a visão externa, de quem acompanha e gera as movimentações em Brasília, é fundamental para fomentar novas iniciativas por aqui”, disse Leigue. A fala dele foi sustentada, ainda, pela presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, que ressaltou a importância da comunidade engajada no desenvolvimento regional, nos mais diversos aspectos. “A veia empreendedora permite que as cidades da região, nos mais diversos aspectos, estejam atuando juntas. É o que se percebe agora, na construção desse ecossistema de inovação”, completou ela.

Em pouco mais de 30 minutos de fala, o Ministro destacou iniciativas como a implantação da tecnologia 5G no Brasil, sendo que Jaraguá do Sul será uma das primeiras cidades a receber as antenas, a serem instaladas próximas ao Centro de Inovação. Apontou ainda a necessidade dos desenvolvedores de políticas públicas – como Ministérios, Secretarias estaduais e municipais – estarem próximos do setor produtivo, para encontrar coerência nas iniciativas. 

Após a fala no auditório, o CEO do Novale Hub, Prof. Nelson Martins de Almeida Netto, apresentou a estrutura de atendimento às empresas ao Ministro. Ao todo, são 24 empreendimentos, entre incubados e residentes, que estão instalados no Centro de Inovação, por meio da incubadora JaraguaTec. Além disso, Alvim conheceu o ambiente utilizado pelos alunos do curso de robótica, ativação da vertente Novale Edu e ministrado aos estudantes da rede municipal de ensino via termo de cooperação com a Prefeitura de Jaraguá do Sul. 

Paulo Alvim afirmou que Jaraguá do Sul e região têm diversas empresas como referências internacionais, cujos projetos e iniciativas podem ser soluções para outras demandas no Brasil.

“Nós devíamos uma visita à Jaraguá, temos ações ocorrendo na cidade e que mereciam nosso olhar mais apurado. A economia dessa região tem, como norte, a inovação, por isso mesmo contamos com tantas iniciativas daqui sendo referência para o MCTI”, ressaltou o Ministro. 

Em seguida, com representantes da Acijs, Novale Hub e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Alvim conheceu o Instituto da Indústria Eggon João da Silva, vizinho do Centro de Inovação e reconhecido pelos avançados estudos na mobilidade elétrica. Ele teve a oportunidade de conferir os projetos de conversão energética – de carros à combustão para modelos eletrificados – e circulou pela estrutura da unidade. O Ministro cumpriu agenda em Santa Catarina por dois dias, estando em Florianópolis na quinta-feira (4) e terminando a semana em Jaraguá do Sul e Joinville. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Geral

Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá

A próxima edição, dias 27 e 28, será na Ilha da Figueira
Bota Fora recolhe mais de 132 toneladas de materiais no fim de semana, em Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá

Até agora, sete mil pessoas se inscreveram. São seis editais com um total de 85 cargos, em várias áreas de atuação, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior
Última semana de inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Geral