Campeonato Catarinense 2020
Atendimento

Ministro da Saúde quer cortar verba de cidades sem transparência nos dados

19 Jul 2016 - 11h05
O ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou nesta segunda-feira, 18, que estuda cortar o repasse federal dos municípios que não transmitirem todas as informações relativas ao atendimento em seus sistemas de saúde pela plataforma Datasus. A proposta pode atingir não só os recursos de investimento ou adicionais, mas também o custeio dos hospitais e demais equipamentos nas cidades.

A ideia é atrelar as informações sobre o número de atendimentos, procedimentos realizados e postos oferecidos. Dependendo do porcentual de dados disponíveis, pode haver ou não corte nos recursos.

Segundo o ministro, isto já é realizado hoje pelos tribunais de contas nas cidades, ações que agora devem ser estendidas ao ministério.

A medida foi anunciada em meio a um esforço do ministro do governo interino em otimizar os recursos da pasta. O ministério também anunciou recentemente que pretende "afrouxar" a cesta básica mínima de serviços oferecidos pelos planos de saúde, possibilitando a criação de "planos populares", com cobertura restrita ao atendimento ambulatorial. De acordo com a pasta, projeções apontam que a mudança poderia gerar um acréscimo anual de R$ 20 bilhões na área.

 

Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministério da Saúde descarta suspeita de coronavírus em Santa Catarina e afirma que não há casos da doença no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais
Ministério da Saúde descarta suspeita de coronavírus em Santa Catarina e afirma que não há casos da doença no Brasil
Geral

Grupo Malwee ganha prêmio Ser Humano pelo segundo ano consecutivo

Empresa é o destaque da categoria Gestão de Pessoas Administração
Saúde

Centro Vida volta ao atendimento normal nesta quinta

O investimento na obra é de mais de R$ 700 mil, sem contar com um aditivo para piso no hall central, que não estava previsto no edital.
Centro Vida volta ao atendimento normal nesta quinta
Educação

Procon alerta sobre a compra do material escolar

A diretora do Procon alerta para os itens que a escola não pode pedir na lista
Procon alerta sobre a compra do material escolar
Ver mais de Geral