Atendimento

Ministro da Saúde quer cortar verba de cidades sem transparência nos dados

19 Jul 2016 - 11h05
O ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou nesta segunda-feira, 18, que estuda cortar o repasse federal dos municípios que não transmitirem todas as informações relativas ao atendimento em seus sistemas de saúde pela plataforma Datasus. A proposta pode atingir não só os recursos de investimento ou adicionais, mas também o custeio dos hospitais e demais equipamentos nas cidades.

A ideia é atrelar as informações sobre o número de atendimentos, procedimentos realizados e postos oferecidos. Dependendo do porcentual de dados disponíveis, pode haver ou não corte nos recursos.

Segundo o ministro, isto já é realizado hoje pelos tribunais de contas nas cidades, ações que agora devem ser estendidas ao ministério.

A medida foi anunciada em meio a um esforço do ministro do governo interino em otimizar os recursos da pasta. O ministério também anunciou recentemente que pretende "afrouxar" a cesta básica mínima de serviços oferecidos pelos planos de saúde, possibilitando a criação de "planos populares", com cobertura restrita ao atendimento ambulatorial. De acordo com a pasta, projeções apontam que a mudança poderia gerar um acréscimo anual de R$ 20 bilhões na área.

 

Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim está em alerta por conta da chuva, afirma Defesa Civil

A Defesa Civil de Guaramirim (DC) informa que está em alerta aos problemas que podem vir a ocorrer devido ao excesso de chuvas na cidade. Afirma que desde a tarde de segunda-feira (11) já foram atendidos diversos chamados.
Schützenfest

Compra antecipada de entrada para Schützenfest

A Comissão Central Organizadora anunciou que a bilheteria do Parque de Eventos estará aberta desta terça-feira até domingo, todos os dias, a partir das 14h
Compra antecipada de entrada para Schützenfest
Geral

Turbidez na água obriga Samae a desligar dois Sistemas Independentes

Os sistemas do Boa Vista e do Molha estão desligados e não há abastecimento de água naquelas regiões
Jaraguá do Sul

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral