dengue 2
GERAL

Ministro da Educação diz que vai ao Congresso apresentar metas 'agressivas'

25 Abr 2019 - 21h35Por Amanda Pupo

No posto de ministro da Educação desde o início de abril, o economista Abraham Weintraub disse a jornalistas nesta quinta-feira, 25 que irá ao Congresso em maio para apresentar suas metas, que chamou de "agressivas", ao Congresso Nacional. No dia 7 de maio, segundo o ministro, a Comissão de Educação do Senado irá recebê-lo e, no dia 15, será a vez do colegiado da Câmara voltado ao tema assistir à exposição do ministro. Abraham falou com a imprensa após reunião com Bolsonaro realizada no prédio do Ministério da Educação.

"A gente está colocando algumas metas agressivas. No dia 7 de maio eu vou ao Senado na comissão de educação. Essas metas vão ficar explicitadas. Seria até uma descortesia minha antecipar. Dia 15 vou fazer a mesma apresentação na comissão de Educação da Câmara", disse o ministro, que ressaltou que o objetivo do governo é melhorar "tecnicamente" a educação brasileira, com ênfase na pré-escola e na educação básica.

"Hoje o Brasil gasta como países ricos e tem resultados como países pobres. É uma falta de respeito com quem paga mais caro o diesel, o pão, o leite, a gente não melhorar com o que a gente já recebe", afirmou.

Sobre o ensino superior, Abraham comentou que é preciso melhorar a "performance" dos alunos para gerar mais empregabilidade e empreendedorismo no Brasil. "Nossos alunos no Brasil não têm o mesmo conhecimento técnico, de sair da faculdade, ter ideias, sacadas e montar pequenos negócios. A gente está trabalhando com uma série de ideias, planos, mas vocês vão ter que esperar um pouquinho", concluiu.

Abraham ainda disse que o Brasil precisa focar no desenvolvimento técnico, e criticou o que chamou de "dogmas" em torno do debate sobre a educação no País. "Porque a gente não pode discutir as coisas aqui? É dogma?", disse. Quando perguntado sobre que "coisas" não são debatidas, o ministro apontou para um mural com o rosto do educador Paulo Freire que fica em frente ao Ministério da Educação. "Aquele cara ali, o Paulo Freire, no mural... eu acho que é dogma, a gente não pode discutir, tudo que ele falou é certo?", questionou.

Enem

Perguntado sobre a situação do Enem - a gráfica contratada para a impressão das provas declarou falência -, o ministro afirmou que "não tem alarme" e orientou aos alunos que continuem estudando para o exame, "porque a disputa é acirrada". "Tribunal de Contas da União (TCU) teve postura muito compreensiva, colaborativa, e hoje acho que o Enem, assim como foi quando eu assumi, não representa uma ameaça, continuem estudando para o Exame, se preparem, porque a postura é acirrada", afirmou.

O TCU autorizou o MEC a contratar uma nova empresa para imprimir as provas do Enem deste ano. A decisão permite a contratação de outra companhia melhor posicionada entre as demais participantes da licitação original.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral