transito
Geral

Ministro confirma construção da Ferrovia da Integração

28 Fev 2013 - 13h49

O ministro dos Transportes, Sergio Passos, participou na manhã desta quarta-feira, 27, do XI Congresso Catarinense de Municípios, evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Passos confirmou que o projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração (Chapecó-Itajaí) será contratado até junho deste ano. O projeto é que vai decidir qual será o trajeto da ferrovia, que passará pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. 


Para o deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que coordena a Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, a confirmação feita pelo ministro é positiva e desmente a afirmação secretário Desenvolvimento Econômico do governo Colombo, Paulo Bornhausen de que a obra da ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2). "A Ferrovia da Integração vai sair, é decisão do governo federal. Falar em estadualizar a obra é piada de mau gosto. É uma obra de longo prazo, que será construída para garantir o desenvolvimento futuro de Santa Catarina." 

Quatro novas ferrovias em SC



Dresch informa que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias "São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logsticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos." 

Projetos ferroviários federais para SC:



Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias. 


Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias. 

Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto. 

Trecho da Ferrovia Norte/Sul - Sai de Panorama (SP), passa por Cascavel (PR), Chapecó e chega ao Porto de Rio Grande (RS). O projeto de viabilidade técnica também está a cargo da Valec.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de Geral