Campeonato Catarinense 2020
Geral

Ministro confirma construção da Ferrovia da Integração

28 Fev 2013 - 13h49

O ministro dos Transportes, Sergio Passos, participou na manhã desta quarta-feira, 27, do XI Congresso Catarinense de Municípios, evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Passos confirmou que o projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração (Chapecó-Itajaí) será contratado até junho deste ano. O projeto é que vai decidir qual será o trajeto da ferrovia, que passará pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. 


Para o deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que coordena a Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, a confirmação feita pelo ministro é positiva e desmente a afirmação secretário Desenvolvimento Econômico do governo Colombo, Paulo Bornhausen de que a obra da ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2). "A Ferrovia da Integração vai sair, é decisão do governo federal. Falar em estadualizar a obra é piada de mau gosto. É uma obra de longo prazo, que será construída para garantir o desenvolvimento futuro de Santa Catarina." 

Quatro novas ferrovias em SC



Dresch informa que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias "São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logsticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos." 

Projetos ferroviários federais para SC:



Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias. 


Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias. 

Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto. 

Trecho da Ferrovia Norte/Sul - Sai de Panorama (SP), passa por Cascavel (PR), Chapecó e chega ao Porto de Rio Grande (RS). O projeto de viabilidade técnica também está a cargo da Valec.

 

Matérias Relacionadas

Economia

Seguro-desemprego em atraso deve ser liberado até o dia 22

Saque imediato do FGTS criou problema em sistema de ministério
Seguro-desemprego em atraso deve ser liberado até o dia 22
Santa Catarina

Verão Santa Catarina: números mostram que a estação é destaque na economia do estado

Em Santa Catarina, são esperados em torno de 5 milhões de visitantes na temporada 2019/20
Verão Santa Catarina: números mostram que a estação é destaque na economia do estado
Saúde

Mais de 10 macacos morreram com suspeita de febre amarela na região em 2020

Na microrregião foram contabilizados 12 casos no ano, sete em Jaraguá e cinco em Massaranduba
Mais de 10 macacos morreram com suspeita de febre amarela na região em 2020
Femusc

Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos

Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos
Ver mais de Geral