Geral

Ministro confirma construção da Ferrovia da Integração

28 Fev 2013 - 13h49

O ministro dos Transportes, Sergio Passos, participou na manhã desta quarta-feira, 27, do XI Congresso Catarinense de Municípios, evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Passos confirmou que o projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração (Chapecó-Itajaí) será contratado até junho deste ano. O projeto é que vai decidir qual será o trajeto da ferrovia, que passará pelo Vale do Itajaí ou por Mafra. 


Para o deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que coordena a Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, a confirmação feita pelo ministro é positiva e desmente a afirmação secretário Desenvolvimento Econômico do governo Colombo, Paulo Bornhausen de que a obra da ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2). "A Ferrovia da Integração vai sair, é decisão do governo federal. Falar em estadualizar a obra é piada de mau gosto. É uma obra de longo prazo, que será construída para garantir o desenvolvimento futuro de Santa Catarina." 

Quatro novas ferrovias em SC



Dresch informa que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias "São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logsticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos." 

Projetos ferroviários federais para SC:



Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias. 


Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias. 

Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto. 

Trecho da Ferrovia Norte/Sul - Sai de Panorama (SP), passa por Cascavel (PR), Chapecó e chega ao Porto de Rio Grande (RS). O projeto de viabilidade técnica também está a cargo da Valec.

 

Matérias Relacionadas

Coronavírus

Cientistas lançam campanha de doação de insumos para testes

Startup brasileira liga laboratórios de pesquisa aos de diagnóstico
Cientistas lançam campanha de doação de insumos para testes
Saúde

IBGE vai passar a monitorar registros de covid-19

Estudo formará um painel representativo da população brasileira
IBGE vai passar a monitorar registros de covid-19
Corupá

Prefeito João Carlos Gottardi anuncia medidas econômicas para Corupá

Parcelas do IPTU poderão ser pagas até dois meses após o vencimento
Prefeito João Carlos Gottardi anuncia medidas econômicas para Corupá
Geral

CAIXA inicia pagamento do Saque-Aniversário do FGTS

Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro que fizeram opção pela modalidade de saque receberão total de R$ 896,4 milhões a partir de 1º de abril
CAIXA inicia pagamento do Saque-Aniversário do FGTS
Ver mais de Geral