105 Ouça
Valeio Gorges
GERAL

Ministro anuncia repasse de R$ 62 milhões para incentivar turismo em Brumadinho

16 Fev 2019 - 18h12

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve neste sábado, 16, em Brumadinho (MG) e anunciou um repasse de R$ 62 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com o intuito de fortalecer o turismo no município.

O ministro disse ainda que será feito um memorial para homenagear as vítimas do rompimento da mineradora Vale, que resultou, até o momento, na morte de 166 pessoas. Há 144 desaparecidos, segundo último balanço da Defesa Civil de Minas Gerais.

"Brumadinho terá no turismo a força que precisa para se reerguer", disse Antônio em publicação no Twitter do ministério.

Prestadores de serviços que atuam na região e que estão no Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, terão acesso ao crédito. A proposta é oferecer condições especiais para empreendedores do local, que terão encargos reduzidos e prazos ampliados de pagamento.

"São empreendimentos como meios de hospedagem, agências de viagem, locadoras de veículos e transportadoras turísticas que poderão impulsionar projetos de infraestrutura e comprar máquinas e equipamentos", informou o ministério. O objetivo também é reduzir a dependência da região do setor de mineração.

Memorial

Ainda durante a visita, o ministro informou que um memorial em homenagem às vítimas da tragédia deve ser erguido no local. "Como mineiro, agradeço e parabenizo pelo trabalho incansável realizado pra tentar levar um pouco de conforto às famílias. Um memorial será construído para que esse sofrimento não volte a se repetir na história do Brasil", afirmou Marcelo Álvaro Antônio, também na rede social.

Ele sobrevoou a região e foi ao Instituto Inhotim, onde participou de uma reunião com o diretor executivo do museu, Antonio Grassi, e o presidente do conselho de administração da instituição, Ricardo Gazel, para discutir medidas para desenvolver o turismo da região.

Valeio Gorges

Matérias Relacionadas

Geral

Rede Feminina de Jaraguá promove 1ª Feijoada Rosa

Evento ocorre no sábado (13)
Rede Feminina de Jaraguá promove 1ª Feijoada Rosa
Geral

Abertura oficial do censo em Jaraguá aconteceu nesta segunda, na Católica

Prefeito Jair Franzner respondeu ao questionário do censo como ato simbólico de incentivo à pesquisa. Questionário demora de cinco a 15 minutos para ser aplicado
Abertura oficial do censo em Jaraguá aconteceu nesta segunda, na Católica
Geral

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

Os acumulados podem variar entre 100 e 200 mm
Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana
Geral

Inscrições abertas para a Caminhada e Corrida Movimento Cooper

Eventos serão realizados em Blumenau e Jaraguá do Sul
Inscrições abertas para a Caminhada e Corrida Movimento Cooper
Ver mais de Geral