dengue
Geral

Ministério da Saúde vai orientar cantinas e alunos de escolas particulares

04 Abr 2012 - 18h10

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira uma cartilha para orientar alunos de colégios particulares a buscar uma alimentação saudável. A medida inclui uma revisão dos produtos oferecidos pelas cantinas das instituições.


Embora nenhum item fique proibido, as escolas que aderirem aos esforços do ministério e se empenharem em ofertar uma alimentação balanceada, receberão um selo do governo -- que servirá tanto para diferenciar os colégios que aderirem, quanto para simbolizar aos pais quais são as instituições que manifestam a preocupação com a alimentação saudável.

Dados do ministério revelam que 30% das crianças de 5 a 9 anos no país estão acima do peso. Entre os adolescentes, de 10 a 19, esse índice é de 21%. Ao todo, são 525 mil crianças e 140 mil adolescentes no Brasil com obesidade mórbida.

"Não é uma campanha que vai deixar os alimentos com os dias contados, mas vai buscar uma alimentação balanceada, criar o hábito e combinar isso com as atividades físicas", afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A fiscalização e o contato direto com as escolas será feito pela Federação Nacional das Escolas Particulares, que é a parceira do governo na implementação da cartilha.


Ao todo, 40 mil colégios e 6 milhões de estudantes podem ser beneficiados pela adesão.
"Esperamos que pelo menos a metade dessas escolas comecem a participar de imediato. Depois chegaremos até as mais distantes. Nossa intenção é alcançar todas elas", afirmou a presidente da federação, Amábile Pacios.

De acordo com ela, a má alimentação traz reflexos para o aprendizado. "Os alunos ficam cansados, com menos prontidão para aprender", completou.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral