Imobiliária Coralli
Geral

Ministério da Saúde vai orientar cantinas e alunos de escolas particulares

04 Abr 2012 - 18h10

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira uma cartilha para orientar alunos de colégios particulares a buscar uma alimentação saudável. A medida inclui uma revisão dos produtos oferecidos pelas cantinas das instituições.


Embora nenhum item fique proibido, as escolas que aderirem aos esforços do ministério e se empenharem em ofertar uma alimentação balanceada, receberão um selo do governo -- que servirá tanto para diferenciar os colégios que aderirem, quanto para simbolizar aos pais quais são as instituições que manifestam a preocupação com a alimentação saudável.

Dados do ministério revelam que 30% das crianças de 5 a 9 anos no país estão acima do peso. Entre os adolescentes, de 10 a 19, esse índice é de 21%. Ao todo, são 525 mil crianças e 140 mil adolescentes no Brasil com obesidade mórbida.

"Não é uma campanha que vai deixar os alimentos com os dias contados, mas vai buscar uma alimentação balanceada, criar o hábito e combinar isso com as atividades físicas", afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A fiscalização e o contato direto com as escolas será feito pela Federação Nacional das Escolas Particulares, que é a parceira do governo na implementação da cartilha.


Ao todo, 40 mil colégios e 6 milhões de estudantes podem ser beneficiados pela adesão.
"Esperamos que pelo menos a metade dessas escolas comecem a participar de imediato. Depois chegaremos até as mais distantes. Nossa intenção é alcançar todas elas", afirmou a presidente da federação, Amábile Pacios.

De acordo com ela, a má alimentação traz reflexos para o aprendizado. "Os alunos ficam cansados, com menos prontidão para aprender", completou.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 23 novos casos e 17 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus
Corupá

Comunicado de utilidade pública: novo foco de dengue é registrado em Corupá

Este é o 9º foco positivo registrado em 2020 no Município
Geral

Parques são permitidos. Mas cuidados continuam

Prática de atividades físicas e até permanecer no local é permitido agora – com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento
Parques são permitidos. Mas cuidados continuam
Educação

Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual

As redes municipal, privada e federal têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a retomada, porém, de acordo com o que estabelece o PlanCon e mediante o acompanhamento e a atuação dos comitês municipais
Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual
Ver mais de Geral