Geral

Ministério da Saúde vai orientar cantinas e alunos de escolas particulares

04 Abr 2012 - 18h10

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira uma cartilha para orientar alunos de colégios particulares a buscar uma alimentação saudável. A medida inclui uma revisão dos produtos oferecidos pelas cantinas das instituições.


Embora nenhum item fique proibido, as escolas que aderirem aos esforços do ministério e se empenharem em ofertar uma alimentação balanceada, receberão um selo do governo -- que servirá tanto para diferenciar os colégios que aderirem, quanto para simbolizar aos pais quais são as instituições que manifestam a preocupação com a alimentação saudável.

Dados do ministério revelam que 30% das crianças de 5 a 9 anos no país estão acima do peso. Entre os adolescentes, de 10 a 19, esse índice é de 21%. Ao todo, são 525 mil crianças e 140 mil adolescentes no Brasil com obesidade mórbida.

"Não é uma campanha que vai deixar os alimentos com os dias contados, mas vai buscar uma alimentação balanceada, criar o hábito e combinar isso com as atividades físicas", afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A fiscalização e o contato direto com as escolas será feito pela Federação Nacional das Escolas Particulares, que é a parceira do governo na implementação da cartilha.


Ao todo, 40 mil colégios e 6 milhões de estudantes podem ser beneficiados pela adesão.
"Esperamos que pelo menos a metade dessas escolas comecem a participar de imediato. Depois chegaremos até as mais distantes. Nossa intenção é alcançar todas elas", afirmou a presidente da federação, Amábile Pacios.

De acordo com ela, a má alimentação traz reflexos para o aprendizado. "Os alunos ficam cansados, com menos prontidão para aprender", completou.

FOLHA.COM.BR

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus

A doação é opcional, não sendo obrigatória para quem for receber a vacina
Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus
Geral

SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança

São oferecidos cursos de diferentes modalidades, do balé clássico e jazz ao forró e sertanejo, com aulas que seguem todas as recomendações atuais
SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança
Geral

Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral

Parecido com o acrílico convencional, o Bold NanoPower mantém alto grau de transparência e pode passar pelos mesmos processos de beneficiamento, como corte, dobra, usinagem e moldagem, sem perder o poder virucida
Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral
Geral

Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas

Presidente da Associação dos Voluntários do Hospital São José, Joe Gieseler, participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira (20) onde explicou sobre o trabalho realizado no local.
Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas
Ver mais de Geral