caragua
caragua mobile
Saúde

Ministério da Saúde aprova práticas de terapias alternativas no SUS

18 Jan 2017 - 10h38

Meditação, arteterapia, musicoterapia, naturopático, osteopático, quiroprático e sessão de reiki que é uma técnica japonesa para redução do estresse devem ser oferecidos. De acordo com o Diário Oficial da União, serão sete terapias e todas devem ser incluídas no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

caragua 3


Os serviços são oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB) de cada município. O objetivo  desses novos serviços é prestar a população um cuidado integral por meio de recursos terapêuticos,entre eles, fitoterapia, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica e termalismo.

O Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) informou que em vários municípios do País esses serviços já são prestados e com as inclusões, as gestões locais poderão financiar os procedimentos com recursos do Piso da Atenção Básica.

Segundo o Ministério da Saúde foram renomeados também procedimentos já inclusos no rol da Política e o objetivo é facilitar a identificação, pelos gestores, dos procedimentos nos sistemas de informação do SUS. A nova lista vai contar com terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, oficina de massagem/auto-massagem, sessão de auriculoterapia, sessão de massoterapia e tratamento termal/crenoterápico.


Mais de 1.708 municípios oferecem práticas integrativas e complementares e a distribuição dos serviços está concentrada em 78 por cento na atenção básica, 18 por cento na atenção especializada e 4 por cento na atenção hospitalar. Atualmente mais de 7.700 estabelecimentos de saúde oferecem alguma prática integrativa e complementar em saúde, o que representa certa de 28 por cento das UBS.

A inclusão dos benefícios terapêuticos nos serviços de saúde está cada vez maior. Os maiores motivos deste crescimento são: reconhecimento dessas práticas pelas evidências científicas; número de profissionais capacitados e habilitados; reconhecimento e valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte destas práticas, sendo reconhecido inclusive pela Organização Mundial da Saúde, que incentiva os países a inserir estas práticas terapêuticas em seus sistemas de saúde, assim como tem feito o Brasil.
Reportagem, Tayssa Bryto/ Agência Brasil 

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Geral

Aniversário de Jaraguá do Sul terá bolo de 300 quilos

O público vai poder apreciar receitas como "Quatro leites", "Dois amores", "Sonho de valsa", além dos tradicionais sabores como brigadeiro e morango
Aniversário de Jaraguá do Sul terá bolo de 300 quilos
Geral

Confira a programação dos 148 anos de Jaraguá do Sul

A programação de aniversário conta com uma série de atrações para atender todos os públicos, com eventos culturais, esportivos e de lazer
Confira a programação dos 148 anos de Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (22)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Paguei a multa mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?

Confira o artigo da Libertá Multas
Paguei a multa mas recebi a notificação de Suspensão da CNH, por que?
Ver mais de Geral