Geral
MILHO: Governo vai comprar produto para abestecer o Sul
O governo federal decidiu comprar milho diretamente do mercado para resolver problemas de abastecimento verificados principalmente nas regiões Sul e Nordeste, atingidas por uma seca prolongada. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, serão lançados contratos de opção de compra para 150 mil toneladas de milho. A estimativa é que tal operação tenha um custo de R$ 90 milhões e resolva o problema de abastecimento no mercado de balcão até o fim do ano. O acerto, que agora precisa ser formalizado por portaria interministerial, foi feito, após reunião do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
De acordo com Rocha, deverão ser exercidas opções de compra de 75 mil toneladas no Paraná, para abastecer o mercado do Rio Grande do Sul e Santa Cataria. Outras 75 mil toneladas provenientes do Mato Grosso irão suprir a demanda no mercado do Nordeste. O governo estava com dificuldade para comprar milho devido a alta do preço do grão. "Com essas 150 mil toneladas regularizaríamos a questão de abastecimento do balcão que é o compromisso que o governo tem com o produtor rural", disse o secretário. O contrato de opção de compra normalmente é utilizado para tentar elevar o preço de uma mercadoria. Neste caso, porém, a ideia é enfrentar a questão de abastecimento. O contrato prevê a entrega do produto no destino. "Quem arrematar os prêmios tem o compromisso de entregar o produto nos armazéns que nós determinarmos. O produtor vai pagar o que está estipulado no balcão", disse o secretário.
Matérias Relacionadas
Geral
CINCATARINA amplia atuação e passa a ter alcance nacional
Mudança institucional entra em vigor em agosto e abre novas possibilidades para projetos, parcerias e soluções voltadas à gestão pública

Geral
MPSC aponta indícios de fraude em licitação de serviços de sonorização em Barra Velha
Justiça determina bloqueio de até R$ 22,9 mil em bens de ex-agentes públicos e representantes de empresas investigados por possíveis irregularidades em licitação de 2019

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Tempo segue frio e instável em Jaraguá do Sul e região durante a semana
Veja o vídeo com a previsão para os próximos dias

