Mês do Trânsito - Rádio
Geral

MILHO: Governo vai comprar produto para abestecer o Sul

04 Out 2012 - 14h04

O governo federal decidiu comprar milho diretamente do mercado para resolver problemas de abastecimento verificados principalmente nas regiões Sul e Nordeste, atingidas por uma seca prolongada. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, serão lançados contratos de opção de compra para 150 mil toneladas de milho. A estimativa é que tal operação tenha um custo de R$ 90 milhões e resolva o problema de abastecimento no mercado de balcão até o fim do ano. O acerto, que agora precisa ser formalizado por portaria interministerial, foi feito, após reunião do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.


De acordo com Rocha, deverão ser exercidas opções de compra de 75 mil toneladas no Paraná, para abastecer o mercado do Rio Grande do Sul e Santa Cataria. Outras 75 mil toneladas provenientes do Mato Grosso irão suprir a demanda no mercado do Nordeste. O governo estava com dificuldade para comprar milho devido a alta do preço do grão. "Com essas 150 mil toneladas regularizaríamos a questão de abastecimento do balcão que é o compromisso que o governo tem com o produtor rural", disse o secretário. O contrato de opção de compra normalmente é utilizado para tentar elevar o preço de uma mercadoria. Neste caso, porém, a ideia é enfrentar a questão de abastecimento. O contrato prevê a entrega do produto no destino. "Quem arrematar os prêmios tem o compromisso de entregar o produto nos armazéns que nós determinarmos. O produtor vai pagar o que está estipulado no balcão", disse o secretário.

Matérias Relacionadas

Economia

Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses

Os dados foram apresentados na última quinta-feira (17) no Mapa das Empresas
Abertura de empresas cresce, enquanto fechamento recua em 8 meses
Saúde

Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos

Eles usaram sinais químicos para orientar o crescimento das células-tronco esqueléticas à medida em que as lesões na cartilagem cicatrizam
Cientistas regeneram cartilagem que facilita movimentos
Geral

Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável

Manual traz medidas de prevenção ao novo coronavírus
Setor de turismo lança Guia do Viajante Responsável
Economia

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado antes da pandemia
Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo
Ver mais de Geral