Saúde
Microrregião registra 61 novos casos de AIDS neste ano
Santa Catarina tem a segunda maior incidência de casos de infecção do vírus HIV no Brasil. O dado foi divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha do teste rápido na rede pública.
O boletim epidemiológico de 2011 mostra que a taxa de incidência é de 36,4 casos a cada 100 mil catarinenses. O número é maior que média nacional, que é de 20,2 casos a cada 100 mil habitantes. Entres as capitais, Florianópolis é a segunda, com 71,6 casos, perdendo apenas para Porto Alegre, que tem 95,3 casos a cada 100 mil habitantes. Em Jaraguá do Sul, de acordo com o Supervisor Programa DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Dalton Fischer a situação está sobcontrole.
[jwplayer mediaid="67629"]
Dos 61 casos diagnosticados na microrregião de janeiro a outubro deste ano, dois foram em Corupá, 12 em Guaramirim, 39 em Jaraguá do Sul, seis em Massaranduba e dois em Schroeder. Fischer destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de casos entre os jovens.
[jwplayer mediaid="67631"]
O Supervisor Programa DST, Aids e Hepatites Virais na Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o preservativo, durante a relação sexual, é a melhor prenvenção ao vírus HIV.
[jwplayer mediaid="67627"]
A estimativa é que 530 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV no Brasil, sendo que 217 mil estão em tratamento e 130 mil não sabem que têm a doença. Por isso, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para oferecer o teste rápido em larga escala na rede pública. Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA, em todo o país. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro.
A partir desta quinta-feira (22) até 1º de dezembro - as unidades da estratégia de mobilização 'Fique Sabendo' estarão em todas os estados do país, oferecendo testes para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame. Em caso positivo, ela é encaminhada para o serviço especializado. Jaraguá do Sul, de acordo com Dalton Fischer, ainda aguarda um parecer da secretaria Estadual de Saúde, informando como funcionará a Campanha, coordenada pelo Ministério da Saúde, nos municípios catarinense.
(JANICI DEMETRIO)
Matérias Relacionadas
Geral
Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas

Geral
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara

Geral
Polícia Civil prende servidores da saúde de Schroeder por fraude em ponto eletrônico
Prefeitura de Schroeder afirmou que participou e colaborou com as autoridades durante toda a análise do caso

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

