transito
Escola

Merenda escolar volta a ser debatida em todo o País, após denúncia na tv

09 Mai 2011 - 17h40

A reportagem do "Fantástico" da tevê Globo mostrou na noite deste domingo, que a merenda escolar em vários Estados é tratada com descaso. A comida é desperdiçada e os cardápios escolares não atendem às necessidades de calorias e de alguns nutrientes. O Fantástico encontrou na merenda escolar: comida estragada, vencida e armazenada sem a mínima condição de higiene. São casos estarrecedores. Nessa viagem pelo Brasil, a equipe de reportagem flagrou até alunos liberados mais cedo por falta de merenda, sendo que para muitos, esta é a principal refeição do dia.


A matéria originou uma pesquisa da Jaraguá AM sobre o assunto nesta manhã.

Pais de alunos opinaram sobre a qualidade da merenda nas escolas municipais. A mãe de uma garotinha de apenas cinco anos diz que sua filha está muito satisfeita.  Carlos é pai de duas crianças também da rede municipal de ensino e afirma que seus filhos gostam muito da merenda.

[jwplayer mediaid="93216"]

A garotinha Tainara de nove anos estuda na Escola Municipal Albano Kanzler. Ela disse aprovar o cardápio diário da escola.

[jwplayer mediaid="93214"]

O aluno Patrick tem 14 anos e também disse gostar da merenda que é servida na Albano Kanzler.

[jwplayer mediaid="93212"]

A mãe de uma aluna do colégio Estadual diz que sua filha reclama da da merenda, e afirma que será feito um protesto pelos professores nesta semana pela má qualidade do alimento.

[jwplayer mediaid="93218"]

A nossa reportagem tentou conversar com os alunos da Escola Estadual Abdon Batista, no centro de Jaraguá do Sul. O diretor, Vanderli Deulcher, disse não estar autorizado a dar entrevista nem permitir que os alunos fossem entrevistados. Ele afirmou que os alimentos são fornecidos pelo Estado. No entanto, os perecíveis como frutas, verduras e carnes, são comprados pela escola, com o dinheiro repassado pelo governo estadual. Mesmo não permitindo que a reportagem visitasse a cozinha da escola, disse que tudo é acondicionado da forma correta e que não falta merenda aos cerca de 1.200 alunos. Adriana Bueno Moreira é mão de uma aluna de 16 anos contesta a versão de que não há falta da merenda. Ela disse que a filha comenta que é comum os alunos ficarem sem a merenda escolar no Abdon Batista.

[jwplayer mediaid="93220"]

A repórter Tânia Tarquini tem a resposta da gerente regional de Educação sobre o assunto.

[jwplayer mediaid="93224"]

A empresa SP Alimentos, citada na reportagem do Fantástico, forneceu a merenda escolar para as escolas municipais de Jaraguá do Sul, de 2006 há 2008. Uma Comissão de Investigação, presidida pelo então vereador Ronaldo Trajano Raulino, foi criada no dia 07 de agosto de 2007, para apurar se havia irregularidade no contrato entre a prefeitura de Jaraguá do Sul e a SP alimentos. Ronaldo Raulino disse  quais foram os encaminhamentos.

[jwplayer mediaid="93222"]

Segundo cálculos da Secretaria de Educação, a prefeitura de Jaraguá do Sul está economizado cerca de R 1,2 milhões por ano com o fim da terceirização da merenda escolar.

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral