Joaçaba Pneus
Geral

Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil

05 Mai 2021 - 15h00Por Janici Demetrio
Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O ano de 2020 foi difícil para quase todos os setores da economia. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a maioria dos segmentos encolheu. Mas, no mercado de energia solar houve crescimento e ele foi bastante significativo: 70%. Com isso, as instalações de geração solar no Brasil alcançaram 7,5 gigawatts, o que representa quase a metade da capacidade da gigante Itaipu, uma das principais hidrelétricas do país. 
 
Recentemente, a Agência Internacional de Energia também projetou que a geração solar deve se firmar como a “rainha da eletricidade” ao longo da próxima década. Na prática, espera-se que a expansão global atinja uma média anual de 12% tendo como motivação maior a busca pela redução de emissões de carbono. 
 
Para a Solturi, empresa jaraguaense especializada no assunto, o momento é promissor. A marca, credenciada à Renovigi, maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil, vem atuando em seis Estados, incluindo a região Sul, o Centro-Oeste e o Norte, e já possui mais de 22 mil placas instaladas. 
 
Conforme o proprietário, Cesar Cedenir Sarturi, um diferencial importante no mercado e que vem alavancando ainda mais a expansão, é a oferta de kits solares personalizados conforme a necessidade de cada cliente. “Aqui, estamos falando de tudo, desde inversores a cabos. Ou seja, vendemos um benefício sustentável e confiável, que garante eficiência, já que a captação ocorre até em dias nublados, e responsabilidade ambiental, pois a tecnologia não emite gases poluentes”, explica. 
 
Por que investir em energia solar?
O interesse pela energia solar vem crescendo constantemente em todo o mundo e o Brasil segue essa tendência. Para se ter ideia, somente em 2019, a instalação de painéis solares para a geração de energia elétrica em residências, comércios e indústrias triplicou no país em comparação a 2018. 
 
Os motivos para esse fortalecimento são muitos. Segundo Solturi, investir em energia solar traz benefícios em todas as esferas. É possível, por exemplo, reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estuda enquanto se economiza até 95% na fatura de luz e isso envolve não apenas os consumidores residenciais, mas também indústrias e comércios. 
 
Com baixa manutenção, os painéis solares não dependem de dias ensolarados para funcionar, como muitos pensam A captação ocorre quando os raios solares são refletidos nas células fotovoltaicas e transformados em energia elétrica corrente contínua, que, depois, vira corrente alternada, compatível com a rede elétrica. 
 
 
Sobre a Solturi 
Credenciada à Renovigi, maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil e premiada pela Exame e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no país, a Solturi possui equipamentos de última geração e tecnologia.  A empresa, com sede em Jaraguá do Sul e filiais nas cidades de Sorriso e Sinop, no Mato Grosso, tem uma equipe técnica especializada para atender com exclusividade projetos residenciais, industriais ou rurais. Para saber mais, basta acessar www.solturi.com.br .

Matérias Relacionadas

Geral

Fecaplant de Corupá já tem data definida

Evento está marcado para maio do ano que vem
Fecaplant de Corupá já tem data definida
Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Geral

Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo

Tiago Leifert vai substituir Faustão e assumir as tardes de domingo até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck.
Globo antecipa saída de Faustão e anuncia Tiago Leifert nas tardes de domingo
Geral

[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha

Segundo a Defesa Civil do município não houve dano considerável na região centra da cidade
[VÍDEO] Mar invade avenida em Barra Velha
Ver mais de Geral