Geral

Médicos suspendem atendimento nos postos de saúde de Florianópolis na tarde desta quarta-feira

07 Mar 2012 - 14h32

Os médicos da secretaria municipal de Saúde de Florianópolis suspenderão os atendimentos, na tarde desta quarta-feira, nos mais de 50 postos de saúde da Capital. A informação é do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc). Apenas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul vão funcionar normalmente.

Os profissionais pretendem se reunir em frente à prefeitura, a partir das 15h, para discutir com os secretários municipais de Governo, Administração, Planejamento e Saúde sobre a suspensão do desconto na gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF) e o reajuste da gratificação.

Dependendo do resultado da conversa, a categoria pode aprovar o calendário de paralisações previstas para a próxima semana. Os servidores pretendem fazer uma assembleia às 18h30min, no hotel Floph, no Centro.

A categoria vem negociando com os gestores desde maio do ano passado. No fim de fevereiro foi proposta a criação de uma comissão para discutir alterações na redação do decreto 441/98. Conforme o sindicato, o texto foi mal interpretado, gerando o desconto ilegal na remuneração dos médicos.

Consultas remarcadas

Os pacientes que tinham consulta marcada, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), já tiveram o horário reagendado pelo médico responsável. A paralisação ocorre apenas nas consultas nos postos de saúde - o atendimento de urgência, de emergência e o tratamento continuado não será interrompido.

Afastamento de profissionais

Conforme o Simesc, a suspensão tem gerado afastamento de muitos profissionais da saúde da rede pública. Conforme a assessoria do sindicato, em um ano e meio mais de 100 médicos pediram demissão da prefeitura de Florianópolis. Em nove meses, foram realizados seis processos seletivos para contratação de médicos e, mesmo assim, o problema não foi solucionado.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral