Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Médicos suspendem atendimento nos postos de saúde de Florianópolis na tarde desta quarta-feira

07 Mar 2012 - 14h32

Os médicos da secretaria municipal de Saúde de Florianópolis suspenderão os atendimentos, na tarde desta quarta-feira, nos mais de 50 postos de saúde da Capital. A informação é do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc). Apenas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul vão funcionar normalmente.

Os profissionais pretendem se reunir em frente à prefeitura, a partir das 15h, para discutir com os secretários municipais de Governo, Administração, Planejamento e Saúde sobre a suspensão do desconto na gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF) e o reajuste da gratificação.

Dependendo do resultado da conversa, a categoria pode aprovar o calendário de paralisações previstas para a próxima semana. Os servidores pretendem fazer uma assembleia às 18h30min, no hotel Floph, no Centro.

A categoria vem negociando com os gestores desde maio do ano passado. No fim de fevereiro foi proposta a criação de uma comissão para discutir alterações na redação do decreto 441/98. Conforme o sindicato, o texto foi mal interpretado, gerando o desconto ilegal na remuneração dos médicos.

Consultas remarcadas

Os pacientes que tinham consulta marcada, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc), já tiveram o horário reagendado pelo médico responsável. A paralisação ocorre apenas nas consultas nos postos de saúde - o atendimento de urgência, de emergência e o tratamento continuado não será interrompido.

Afastamento de profissionais

Conforme o Simesc, a suspensão tem gerado afastamento de muitos profissionais da saúde da rede pública. Conforme a assessoria do sindicato, em um ano e meio mais de 100 médicos pediram demissão da prefeitura de Florianópolis. Em nove meses, foram realizados seis processos seletivos para contratação de médicos e, mesmo assim, o problema não foi solucionado.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Economia

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Indicador está 3,1 pontos abaixo do registrado antes da pandemia
Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo
Geral

Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor

Governo ainda precisa criar Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor
Saúde

Pesquisadores criam tecido para restaurar nervos e ossos lesionados

A descoberta poderá ajudar pessoas que têm dificuldade para realizar atividades do dia a dia e ajudar o corpo delas a se curar sozinho das lesões
Pesquisadores criam tecido para restaurar nervos e ossos lesionados
Geral

Sargento despede-se do 14º Batalhão

Sargento despede-se do 14º Batalhão
Ver mais de Geral