Câmara de Guaramirim
Geral

Médicos de quatro países criticam medidas econômicas da troika

16 Jan 2013 - 18h24

Pesquisadores renomados da área de saúde e as associações médicas de Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha estão divulgando nos quatro países carta aberta aos chefes de governo e de Estado e às autoridades sanitárias da Europa criticando as medidas econômicas prescritas nos programas de ajustamento econômico da Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - a chamada troika.


O documento avalia que o receituário da troika, de contenção de despesa e diminuição de investimento público, "têm importância crítica no campo da economia e dos sistemas de proteção social" mas não há "avaliações objetivas do impacto na saúde"; conforme prescrevem acordos e declarações seguidas pelos países membros da União Europeia.

Segundo os médicos dos quatro países, a crise econômica e as medidas recessivas "têm implicações bem conhecidas na saúde", como diminuição de acessos a serviços de saúde apropriados, aumento de casos de depressão, maior suscetibilidade a doenças transmissíveis e agravamento de comportamentos de risco (tanto em termos de dependências químicas como em relação a atitudes de risco, em caso de doenças crônicas).

Dos quatro países, a Espanha é o único que não assinou acordo com a troika, mas segue o diagnóstico de cortar despesas públicas, inclusive na área de saúde. Em Portugal, relatório do FMI circula dentro do governo sugerindo o aumento do pagamento por serviços públicos de saúde e a extensão da cobrança a grupos da população até agora isentos, como as mulheres grávidas em cuidados do pré-natal e as crianças.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Política

Prefeitura de Guaramirim divulga data do recesso e plantões de fim de ano

O atendimento retorna no dia 6 de janeiro, mas em horário especial: das 9h30 às 15h45, sem fechar para o almoço.
Prefeitura de Guaramirim divulga data do recesso e plantões de fim de ano
Geral

Jaraguá terá o Mês da Cerveja

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram na última sessão, por unanimidade de votos, o PL nº 380/2019, do Executivo que institui o Mês da Cerveja de Jaraguá do Sul/SC e inclui o Festival Municipal da Cerveja no Calendário Oficial de Eventos do Município.
Jaraguá terá o Mês da Cerveja
Geral

Coral formado por colaboradores emociona durante Auto de Natal do Hospital Jaraguá

Um dos destaques do evento foi a apresentação do coral Mãos que falam, formado por colaboradores da unidade.
Coral formado por colaboradores emociona durante Auto de Natal do Hospital Jaraguá
Geral

Verão Santa Catarina 2019/2020 mobiliza 9,2 mil profissionais da segurança

Verão Santa Catarina 2019/2020 mobiliza 9,2 mil profissionais da segurança
Ver mais de Geral