dengue 2
Saúde

Médico dá dicas de cuidados essenciais no carnaval

03 Fev 2016 - 15h19
"Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas", alerta o nefrologista e clínico geral do Hospital VITA João Luiz Carneiro. Isso porque o álcool facilita a desidratação, estimulando o organismo a expulsar a água do corpo pela urina, com sua função diurética.

O especialista lembra que a água é essencial para vários processos metabólicos do corpo, como a manutenção da temperatura e funcionamento dos rins e intestinos. “Não precisa abrir mão daquele 'drink' ou cerveja, basta beber água durante o consumo das bebidas alcoólicas” explica Carneiro. Desta forma, segundo o médico, o corpo não fica desidratado e as chances de ressaca no dia seguinte são menores. “Caso a ressaca ainda apareça, deve-se redobrar a quantidade de líquidos e comer alimentos leves e frutas”, complementa.

De acordo com o médico, não é só a hidratação que mantém o corpo saudável e bem disposto. A alimentação também é fundamental para garantir energia e nutrição durante e depois da folia. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras. Sucos naturais e frutas frescas também auxiliam o organismo a se recuperar.

Outro cuidado a ser destacado é com a saúde sexual. O uso de preservativo é obrigatório para quem quer terminar os dias de folia com a saúde intacta. Além do risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST), o descuido pode ainda trazer uma gravidez indesejada. “Prevenir-se é sempre a melhor escolha”, destaca o médico.

Veja a lista de cuidados para manter a saúde no carnaval:

1. Use preservativo em todas as relações;

2. Evite beijar pessoas desconhecidas;

3. Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;

4. Evite ficar exposto diretamente ao sol. Passe protetor solar e repasse a cada duas ou três horas, se transpirar muito ou se entrar na água;

5. Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;

6. Coma de três em três horas, faça refeições leves, coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;

7. Use chapéu e óculos escuros sempre que sair à rua;

8. Evite as bebidas alcoólicas, pois elas desidratam e contêm muitas calorias;

9. Use roupas leves e sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos. Tênis e meia podem ser a melhor escolha;

10. Descanse sempre que possível e durma de sete a oito horas por noite.

"Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças", conclui o médico.

FONTE: Hospital Vita

Matérias Relacionadas

Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Geral

Compra e venda de veículo: a importância do contrato

Confira as dicas
Compra e venda de veículo: a importância do contrato
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Ver mais de Geral