Geral

Máscara: ela salva vidas e continua sendo necessária

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, repete que a máscara passa a ser mais um item do vestuário, assim como uma blusa ou uma calça

13 Mai 2020 - 13h49Por Da Redação
Máscara: ela salva vidas e continua sendo necessária - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Há quase dois meses a rotina do mundo mudou. O isolamento social se mostrou uma das ferramentas mais eficientes para prevenir a tão temida covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Outra ferramenta essencial para evitar se contaminar é a máscara, que protege boca e nariz. Isso quando não se pode evitar sair de casa. Depois desses quase dois meses de cuidados, alguns munícipes começam a relaxar, a perder a noção do quão importante é continuar se protegendo e protegendo os outros. A falta do uso de máscara ou o seu uso incorreto é uma demonstração disso. Mas, nem o poder público, nem a sociedade em geral quer que isso aconteça. O uso da máscara tem que continuar.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, repete que a máscara passa a ser mais um item do vestuário, assim como uma blusa ou uma calça. Quem sai de casa, precisa usar. Moretti cita estudos científicos apresentados pelos Estados Unidos que comparam o índice de propagação de covid-19 (e outras doenças respiratórias) por pessoas usando máscaras e outras que não a usam. “O estudo aponta que, em um mês, um total de 100 pessoas infectadas que não usam máscaras podem contaminar até 30 mil outras. Nessa mesma situação, mas com o uso de máscaras, o número de infectados cai para 600”, ressalta.

A gerente de Vigilância Epidemiológica Fabiane da Silva enfatiza que, mesmo as pessoas que não tem condições de comprar máscaras, podem se proteger. “Sabe aquele lenço que usamos no pescoço? Pode ser dobrado duplo e amarrado na nuca, de forma a proteger a boca e o nariz. Posso usar o tecido de uma cortina ou roupa de cama que não uso mais? Sim, pode. Basta observar os cuidados com a higienização desses tecidos”, lembra Fabiane. Ela ainda cita que, para quem fica mais em casa, são necessárias menos máscaras do que para aquele que tem que sair para trabalhar.

O poder público e a sociedade contam com a conscientização de todos os jaraguaenses para a adesão ao uso constante e correto da máscara, tapando boca e nariz. Pessoas com sintomas de gripe devem usar máscara também em casa, evitando assim a contaminação das pessoas que vivem na mesma residência.

Regras que devem ser observadas no uso de máscara:
- Dê preferência às máscaras de dupla camada;
- Devem ser individuais;
- Devem cobrir totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
- Se ficar úmida, tem que ser trocada;
- A máscara deve ser usada por cerca de quatro horas. Uma de manhã, outra à tarde;
- Use a máscara sempre que precisar sair de casa;
-Chegando em casa, lave as máscaras usadas.

Como lavar
- As máscaras devem ser bem higienizadas. O Ministério da Saúde indica água e sabão ou água sanitária na lavagem após o uso.
- Passe com ferro quente;
- Guarde em um recipiente fechado.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas

Até o dia 20 de agosto, os candidatos podem se inscrever gratuitamente, no local designado por cada município participante do Festival: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder
1° Festival Cultural do Vale do Itapocu está com inscrições abertas
Geral

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha

Amvali entrega projeto de mobilidade e interligação viária da Estrada do Rio Molha
Segurança

Três incêndios são registrados em Jaraguá

Os casos ocorreram entre o início da noite de domingo e o fim desta madrugada
Três incêndios são registrados em Jaraguá
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Ver mais de Geral