Promoção - MEU PAI É
Geral

Marte e Saturno iluminam o anoitecer de agosto

21 Ago 2012 - 17h13

Até o fim de agosto, quem olhar para o céu ao anoitecer terá uma bela surpresa. Os planetas Marte e Saturno e a estrela Espiga (15ª estrela mais brilhante) poderão ser vistos a olho nu em excelentes condições de observação. Esse fenômeno é chamado de conjunção planetária. Isso ocorre quando dois ou mais astros ficam quase na mesma direção do céu. - Dizemos, de modo geral, que uma conjunção ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, quase na mesma direção. Eles poderão ser vistos no horizonte poente, isto é, no lado oeste, onde o Sol se põe - explica o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional.


Segundo Barroso, Marte terá um tom avermelhado e será o mais alto dos três no dia 21. Já Saturno terá um tom amarelado e ficará mas à direita. Os dois terão praticamente o mesmo brilho, de aparência fixa. A principal estrela da constelação da Virgem, Espiga (Spica ou Alfa da Virgem), terá um brilho um pouco maior ao dos planetas nessa ocasião. "Ela apresentará cintilação, que, em geral, os planetas não mostram. A cintilação de sua luz é devida às turbulências da atmosfera terrestre". - A Espiga é a única estrela que figura em nossa bandeira acima da faixa de Ordem e Progresso. Ela representa o estado do Pará. Os astros formarão um lindo triângulo no céu. E no dia 21, terão ainda a presença ilustre da Lua crescente - diz Barroso.

E, de acordo com os cálculos de Barroso, a próxima conjunção entre Marte, Saturno e a Espiga ocorrerá somente daqui a 30 anos. "É o tempo em que Saturno levará para dar uma volta em torno do Sol. E será preciso que Marte esteja passando, na mesma ocasião, naquela direção". O Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), lembra que Saturno é um planeta interessante para ser observado com o uso de telescópio, por causa dos famosos anéis: "Aconselhamos às escolas participantes da OBA que usem o Galileoscópio para observarem esse instigante astro. É uma forma de incentivar os jovens a se aproximarem da astronomia", defende.


Canalle informa também que, no mês de agosto, acontecerá outro fenômeno importante: a Lua Azul. "Não se trata da alteração da cor do nosso satélite natural. É uma coincidência astronômica, quando, no mesmo mês, temos duas Luas Cheias. A primeira Lua Cheia foi no dia 1º e a segunda será no dia 31. Esse fenômeno só ocorrerá novamente em 2015".

Matérias Relacionadas

Geral

Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias

A informação foi dada pelo deputado estadual Vicente Caropreso.
Viadutos e passarelas no trecho estadualizado da BR 280 devem ser licitados nos próximos 30 dias
Geral

Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"

Papa emérito está superando doença dolorosa, mas não grave
Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"
Educação

Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais

Por conta das condições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, os alunos devem permanecer em casa, fazendo as atividades on-line, com a plataforma Google Classroom, ou as atividades impressas
Rede estadual começa segundo semestre letivo com atividades não presenciais
Jaraguá do Sul

Jaraguá confirma 15ª morte por covid

De 26 de julho a 1º de agosto, o município confirmou 489 novos casos de coronavírus
Jaraguá confirma 15ª morte por covid
Ver mais de Geral