vacina
Geral

Marina Silva sai e pode pedir votos contra PV

08 Jul 2011 - 11h24

O grupo de Marina Silva, que anunciou na quinta-feira (7) sua desfiliação do PV, apoiará candidatos de outros partidos, desde que se comprometam com plataformas defendidas pela ex-senadora e seus aliados.


Isso pode levá-la a pedir votos contra políticos do PV nas eleições municipais de 2012, quando os dissidentes ainda estarão sem partido.

Outro grupo, porém, permanece na sigla. Alguns temem perder o mandato caso saiam; outros ainda tentam tirar José Luiz Penna da presidência do partido --cargo que ocupa há 12 anos.

"Não sou muito boa para pedir votos para mim, mas excelente para conseguir votos para os outros", disse Marina na quinta-feira, em São Paulo.

A ex-senadora recebeu quase 20 milhões de votos nas eleições presidenciais em 2010.

"Estaremos todos juntos, inclusive com pessoas de outros partidos, ou sem nenhum partido", disse ela.

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que entregou os cargos de direção no partido em apoio a Marina, mas não saiu da legenda, sinalizou que poderá fazer campanha contra candidatos da sigla que considere fisiológicos. Ele citou casos de MT, RO, AM e DF.

"Quando se está no partido, há um constrangimento em não os apoiar e apoiar outros que tenham compromisso com o nosso programa. Afastado, tenho liberdade de chegar a um município e, para a base do PV, dizer para não votar num candidato a vereador ou a prefeito porque, mesmo filiado ao PV, é um pilantra", disse Sirkis.

O grupo centrou fogo contra o PV e Penna, apontado como o responsável pela saída de Marina. A ex-senadora decidiu sair do partido após a sigla prorrogar por um ano o mandato da atual direção.


Para o grupo, o movimento em favor da verde "transbordou" o partido.

"A experiência no PV serviu para sentir até que ponto o sistema político está empedernido e sem capacidade de abrir-se para sua própria renovação", disse Marina.

"Não podemos falar das conquistas do nosso país separando-as da baixa qualidade do sistema político, dos desvios éticos tornados corriqueiros, da perplexidade da população diante da transformação dos partidos em máquinas obcecadas pelo poder em si", completou.

O PV afirmou, em nota, que prepara "atualização programática". Classifica as críticas sobre falta de democracia interna, feita pelo grupo de Marina, como "polêmica artificialmente inflada".

A ex-senadora não descartou criar nova sigla nem tentar a Presidência em 2014.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral