transito
Geral

Maria Fernanda Coelho deixa a presidência da Caixa

24 Mar 2011 - 20h01

A Caixa Econômica Federal confirmou na tarde desta quinta-feira (24) a saída da presidente Maria Fernanda Ramos Coelho.

O atual vice-presidente de Governo da Caixa, Jorge Hereda, assume o comando da instituição.


O Ministério do Planejamento confirmou que a titular da pasta, Miriam Belchior, fez um convite para que Maria Fernanda assuma a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (Estados Unidos), na cadeira que o país possui em conjunto com o Suriname.

Neste último fim de semana, foram renovadas nove das 14 diretorias do BID, informou o Planejamento, sendo que uma delas poderá ser ocupada por Maria Fernanda Ramos Coelho.

Maria Fernanda, que presidia o banco público desde 2006, estava fragilizada no cargo desde que foram descobertas fraudes bilionárias no Banco Panamericano, do empresário Silvio Santos, adquirido em 2009 pela Caixa.

No ano passado, o banco público comprou, sob a gestão de Maria Fernanda, 49% do Panamericano, meses antes de que fossem descobertas "inconsistências contábeis" e irregularidades financeiras na instituição - que terminaram em um aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Críticas da construção civil
Maria Fernanda também vinha sendo alvo de reclamações por parte do setor da construção civil. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, reclamou publicamente de morosidade da Caixa Econômica Federal na execução do Minha Casa Minha Vida 2, programa habitacional do governo federal.

"Está parada a concessão de subsídios para as famílias que recebem de zero a três salários mínimos", afirmou Simão nesta quarta-feira (23). Apesar de a segunda etapa do programa ainda não ter sido aprovada pelo Congresso Nacional, ele disse que ainda há restos a pagar da primeira etapa programa que, segundo ele, seria suficiente para impedir a interrupção dos desembolsos.


Histórico
Maria Fernanda Ramos Coelho assumiu a Presidência da Caixa Econômica Federal em março de 2006, após a queda do antigo ocupante do cargo, Jorge Mattoso, que admitiu envolvimento na quebra de sigilo bancário de Francenildo dos Santos.

O caso também gerou a saída do então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que foi substituído por Guido Mantega.

Maria Fernanda é funcionária da Caixa desde 1984. Em Recife, atuou como gerente-geral em agências e como gerente regional da área de apoio ao Desenvolvimento Urbano.

Desde 2003, em Brasília, assumiu a Superintendência Nacional da área de desenvolvimento econômico e social e a Superintendência Nacional responsável pelas estratégias e desenvolvimento empresarial da Caixa.

Novo presidente
Nascido em Salvador em 1956, Jorge Hereda se graduou em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, fez mestrado em arquitetura e urbanismo na Universidade de São Paulo (USP).

No estado de São Paulo, Hereda exerceu cargo de secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de Diadema e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Também assumiu as secretarias de Desenvolvimento Sustentado do Município de Ribeirão Pires e a de Serviços e Obras do Município de São Paulo. Já no governo federal, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades, entre os anos de 2003 a 2005.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses

Novas funcionalidades devem ser lançadas no segundo semestre
Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses
Geral

Insannis Fest ocorre no domingo com show gratuito de Gabriel Pensador, em Jaraguá do Sul

O evento terá food trucks, chopp Stannis, comidas e brincadeiras típicas, pet friendly e copo do evento
Insannis Fest ocorre no domingo com show gratuito de Gabriel Pensador, em Jaraguá do Sul
Geral

Voluntários de Jaraguá do Sul seguem com inscrições para projeto Bombeiro em Ação

Ao todo, são 60 vagas disponíveis para adolescentes de 15 a 17 anos.
Voluntários de Jaraguá do Sul seguem com inscrições para projeto Bombeiro em Ação
Geral

Presidente da Duas Rodas será homenageado com o Mérito Industrial da CNI

Ao longo de sua história de 36 anos na Duas Rodas, o empresário Leonardo Fausto Zipf comandou o processo de expansão nacional e internacional da empresa que nasceu em 1925 em Jaraguá do Sul
Presidente da Duas Rodas será homenageado com o Mérito Industrial da CNI
Ver mais de Geral