Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Marfrig apresenta argumentos que levaram ao fechamento da unidade em Jaraguá do Sul

05 Abr 2012 - 13h55


A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizou ontem uma audiência púbica para tratar da crise enfrentada por centenas de avicultores do Vale do Itapocu e também do Vale do Itajaí, em decorrência do fechamento da unidade da Seara em Jaraguá do Sul. Da região, mais de 60 pessoas participaram. A fábrica do grupo Marfrig foi fechada em dezembro do ano passado deixando 890 pessoas sem emprego e mais de 200 agricultores integrados com enormes prejuízos. Segundo a gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Tânia Dantas, a primeira etapa será elaborar um levantamento preciso e depois negociar a forma com que esses agricultores quitarão os financiamentos feitos em função das exigências da empresa.

[jwplayer mediaid="77909"]


Presentes no encontro, representantes da Marfrig voltaram a apontar a questão logística como a responsável pelo fechamento da unidade em Jaraguá. Segundo Tânia, eles também deixaram claro que não existe possibilidade da empresa voltar atrás da decisão.

[jwplayer mediaid="77913"]


Uma das cidades mais prejudicadas com o fechamento da unidade da Marfrig em Jaraguá é Massaranduba, onde 70 avicultores eram integrados. Eles fizeram dívidas para se adaptar ás exigências da empresa e no fim do ano passado foram surpreendidos pelo fechamento. O prefeito Mario Fernando Reinke diz que o impacto será sentido em toda economia.

[jwplayer mediaid="77911"]


O engenheiro agrônomo aposentado da Epagri, Pedro de Almeida, que acompanhou a maioria dos avicultores durante o tempo de funcionamento da Seara, que foi adquirida pela Marfrig em 2009, critica a posição da empresa com o fechamento. Ele diz que não foi uma decisão para evitar prejuízos, mas sim para aumentar a margem de lucros de uma maneira irresponsável. Almeida acompanhou o processo de mais de 60 financiamentos feitos por avicultores, que somam prejuízos de mais de R$ 11 milhões. Apesar disso, ele diz que a audiência foi positiva e acredita em soluções.

[jwplayer mediaid="77907"]


Um novo encontro da comissão composta por avicultores, representantes do Banco do Brasil, da empresa, governo do Estado e lideranças regionais, deve acontecer na próxima semana para outros encaminhamentos, o dia ainda será confirmado.

Matérias Relacionadas

Geral

Criança é hospitalizada após engolir moeda em Schroeder

A menina necessitou passar por uma endoscopia e a moeda de dez centavos foi retirada.
Criança é hospitalizada após engolir moeda em Schroeder
Guaramirim

Guaramirim confirma 18ª morte em decorrência do coronavírus

O município já realizou 6.175 testes, sendo 4.607 descartados e 1.565 positivos para a doença
Guaramirim confirma 18ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

Sine é parceiro da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2020

Sine é parceiro da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2020
Esportes

Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo

Alessandro Rodrigo e Michel Gustavo brilharam na Alemanha
Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo
Ver mais de Geral