dengue 2
Geral

Marfrig apresenta argumentos que levaram ao fechamento da unidade em Jaraguá do Sul

05 Abr 2012 - 13h55


A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizou ontem uma audiência púbica para tratar da crise enfrentada por centenas de avicultores do Vale do Itapocu e também do Vale do Itajaí, em decorrência do fechamento da unidade da Seara em Jaraguá do Sul. Da região, mais de 60 pessoas participaram. A fábrica do grupo Marfrig foi fechada em dezembro do ano passado deixando 890 pessoas sem emprego e mais de 200 agricultores integrados com enormes prejuízos. Segundo a gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Tânia Dantas, a primeira etapa será elaborar um levantamento preciso e depois negociar a forma com que esses agricultores quitarão os financiamentos feitos em função das exigências da empresa.

[jwplayer mediaid="77909"]


Presentes no encontro, representantes da Marfrig voltaram a apontar a questão logística como a responsável pelo fechamento da unidade em Jaraguá. Segundo Tânia, eles também deixaram claro que não existe possibilidade da empresa voltar atrás da decisão.

[jwplayer mediaid="77913"]


Uma das cidades mais prejudicadas com o fechamento da unidade da Marfrig em Jaraguá é Massaranduba, onde 70 avicultores eram integrados. Eles fizeram dívidas para se adaptar ás exigências da empresa e no fim do ano passado foram surpreendidos pelo fechamento. O prefeito Mario Fernando Reinke diz que o impacto será sentido em toda economia.

[jwplayer mediaid="77911"]


O engenheiro agrônomo aposentado da Epagri, Pedro de Almeida, que acompanhou a maioria dos avicultores durante o tempo de funcionamento da Seara, que foi adquirida pela Marfrig em 2009, critica a posição da empresa com o fechamento. Ele diz que não foi uma decisão para evitar prejuízos, mas sim para aumentar a margem de lucros de uma maneira irresponsável. Almeida acompanhou o processo de mais de 60 financiamentos feitos por avicultores, que somam prejuízos de mais de R$ 11 milhões. Apesar disso, ele diz que a audiência foi positiva e acredita em soluções.

[jwplayer mediaid="77907"]


Um novo encontro da comissão composta por avicultores, representantes do Banco do Brasil, da empresa, governo do Estado e lideranças regionais, deve acontecer na próxima semana para outros encaminhamentos, o dia ainda será confirmado.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral