Unimed - Capa
Geral

Marfrig apresenta argumentos que levaram ao fechamento da unidade em Jaraguá do Sul

05 Abr 2012 - 13h55


A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa realizou ontem uma audiência púbica para tratar da crise enfrentada por centenas de avicultores do Vale do Itapocu e também do Vale do Itajaí, em decorrência do fechamento da unidade da Seara em Jaraguá do Sul. Da região, mais de 60 pessoas participaram. A fábrica do grupo Marfrig foi fechada em dezembro do ano passado deixando 890 pessoas sem emprego e mais de 200 agricultores integrados com enormes prejuízos. Segundo a gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Tânia Dantas, a primeira etapa será elaborar um levantamento preciso e depois negociar a forma com que esses agricultores quitarão os financiamentos feitos em função das exigências da empresa.

[jwplayer mediaid="77909"]


Presentes no encontro, representantes da Marfrig voltaram a apontar a questão logística como a responsável pelo fechamento da unidade em Jaraguá. Segundo Tânia, eles também deixaram claro que não existe possibilidade da empresa voltar atrás da decisão.

[jwplayer mediaid="77913"]


Uma das cidades mais prejudicadas com o fechamento da unidade da Marfrig em Jaraguá é Massaranduba, onde 70 avicultores eram integrados. Eles fizeram dívidas para se adaptar ás exigências da empresa e no fim do ano passado foram surpreendidos pelo fechamento. O prefeito Mario Fernando Reinke diz que o impacto será sentido em toda economia.

[jwplayer mediaid="77911"]


O engenheiro agrônomo aposentado da Epagri, Pedro de Almeida, que acompanhou a maioria dos avicultores durante o tempo de funcionamento da Seara, que foi adquirida pela Marfrig em 2009, critica a posição da empresa com o fechamento. Ele diz que não foi uma decisão para evitar prejuízos, mas sim para aumentar a margem de lucros de uma maneira irresponsável. Almeida acompanhou o processo de mais de 60 financiamentos feitos por avicultores, que somam prejuízos de mais de R$ 11 milhões. Apesar disso, ele diz que a audiência foi positiva e acredita em soluções.

[jwplayer mediaid="77907"]


Um novo encontro da comissão composta por avicultores, representantes do Banco do Brasil, da empresa, governo do Estado e lideranças regionais, deve acontecer na próxima semana para outros encaminhamentos, o dia ainda será confirmado.

Matérias Relacionadas

Geral

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Estudo está em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado
Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19
Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Ver mais de Geral